Topo

Coutinho marca, Messi brilha, e Barcelona passa pelo Tottenham em Wembley

03/10/2018 18h01

Londres, 3 out (EFE).- O Barcelona deu demonstração de força nesta quarta-feira, ao vencer o Tottenham por 4 a 2, no Estádio de Wembley, em jogo eletrizante, válido pelo grupo B da Liga dos Campeões, que teve gol de brasileiro, belos lances e uma atuação letal do atacante argentino Lionel Messi.

O meia-atacante Philippe Coutinho foi responsável por abrir o placar, aos 2 do primeiro tempo, e por dar assistência para o gol do meia croata Ivan Rakitic, aos 27. Na etapa complementar, o camisa 10 'blaugrana' deixou sua marca duas vezes, aos 11 e aos 44, chegando a cinco gols e disparando na artilharia do torneio.

Além de mexer no placar duas vezes, Messi ainda acertou a trave dos 'Spurs' duas vezes durante a partida.

O Tottenham sempre teve que correr atrás do placar, e conseguiu marcor aos 7 do segundo tempo, com o atacante inglês Harry Kane, e aos 21 da mesma etapa, com o meia argentino Erik Lamela.

Com o resultado de hoje no Wembley, o Barcelona alcançou a liderança do grupo com seis pontos, seguido pela Inter de Milão, que hoje superou o PSV Eindhoven por 2 a 1, na Holanda e de virada. O time italiano está em segundo pelo saldo de gols inferior.

Os dois derrotados do dia na chave aparecem na metade inferior da tabela, zerados em pontos.

Para o duelo com o Barça nesta quarta-feira, o Tottenham teve diversos desfalques, com os mais sentidos sendo os dois meias Dele Alli e Christian Eriksen. Com isso, Lucas permaneceu no time titular, no setor ofensivo. Por outro lado, o goleiro Hugo Lloris se recuperou de lesão e reapareceu no 11 inicial.

O time catalão, por sua vez, teve como novidade a presença do brasileiro Arthur, que ganhou a vaga do atacante francês Ousmane Dembélé e pôde começar a primeira partida pela 'Champions' na carreira. Com a presença do ex-Grêmio, Philippe Coutinho foi escalado mais avançado.

E a estratégia do técnico Ernesto Valverde mostrou resultado logo 2 minutos, quando Messi fez grande jogada, acionou Alba na esquerda. O lateral contou com saída equivocada de Lloris e só rolou para o craque revelado no Vasco, que teve frieza para ajeitar e fuzilar para estufar a rede.

O gol atordoou o time da casa, que teve dificuldade para criar boas ações ofensivas, enquanto o Barça se estabeleceu bem em campo, controlando a posse de bola e marcando forte a saída adversária. Aos 24, Kane até tentou, arriscando chute da entrada da área, que Ter Stegen defendeu sem dificuldade.

Cirúrgica, a equipe catalã chegou de novo aos 27, quando Messi serviu Suárez, que ajeitou para Coutinho. O brasileiro tentou bater, mas a bola foi travada por Sánchez, o que não desanimou o camisa 7, que se esforçou para impedir a saída pela linha de fundo e ainda deu passe para Rakitic emendar de primeira para ampliar, em lindo chute.

Os 'Spurs' até tentaram reagir rápido, com Lucas, que finalizou bem, mas esbarrou em Ter Stegen. O que marcou mais, no entanto, acabou sendo o desequilíbrio emocional dos anfitriões. Wanyama e Lamela fizeram faltas duras e receberam cartões amarelos. O reflexo da atuação foram as vaias dos torcedores na ida para o intervalo.

No segundo tempo, Messi voltou ainda mais elétrico e, após grandes jogadas individuais, acertou a trave duas vezes. A primeira conclusão foi logo no primeiro minuto e a segunda, aos 6. Entre os dois lances, o camisa 10 ainda teve mais uma chance, em que Lloris conseguiu salvar.

O curioso é a segunda conclusão do argentino no poste, acabou se tornando o ponto de partida de um contra-ataque em alta velocidade do Tottenham. Lamela recebeu na intermediária, disparou e serviu Kane, que passou como quis por Semedo e bateu cruzado para o fundo das redes.

O gol poderia ter incendiado o jogo, pela curta distância no placar, mas, Messi tratou de jogar um balde de água fria na torcida da casa quatro minutos depois. O craque fez jogada, serviu Alba e apareceu na entrada da área, para bater firme, após dois corta-luz, de Philippe Coutinho e Suárez.

Longe de se apresentar como nos melhores momentos, o Tottenham voltou a marcar aos 21, quando Lamela recebeu na entrada da área e contou com desvio em Lenglet, para que a finalização de perna esquerda não fosse defendida por Ter Stegen.

O Tottenham passou a lutar ainda mais para conseguir deixar, ao menos, um ponto na Inglaterra. Já aos 39, Lucas recebeu na esquerda, passou como quis pela marcação e bateu colocado, mas, Lenglet conseguiu reagir e cortar o chute, que ia em direção ao gol.

Para espantar qualquer susto, Messi matou o jogo aos 44 do segundo tempo. Após falha na saída de bola do adversário, Alba recuperou na esquerda e cruzou para o meio da área, onde o argentino apareceu livre para tocar no canto esquerdo de Lloris.

Na Holanda, a Inter de Milão voltou a vencer de virada, para seguir colado no Barcelona. O PSV Eindhoven até saiu na frente, com gol do meia holandês Pablo Rosario, aos 27 do primeiro tempo. Pouco depois, aos 44, o meia belga Radja Nainggolan igualou. Na etapa final, aos 15, o atacante argentino Mauro Icardi reverteu o placar.



Ficha técnica:.

Tottenham: Lloris; Trippier, Alderweireld, Sánchez e Davies; Winks, Wanyama (Dier) e Lamela (Llorente); Lucas, Son (Sissoko) e Kane. Técnico: Mauricio Pochettino.

Barcelona: Ter Stegen; Semedo, Piqué, Lenglet e Alba; Busquets (Vermaelen), Arthur (Vidal) e Rakitic; Messi, Philippe Coutinho (Rafinha) e Suárez. Técnico: Ernesto Valverde.

Árbitro: Felix Zwayer (Alemanha), auxiliado pelos compatriotas Thorsten Schiffner e Marco Achmüller.

Gols: Kane e Lamela (Tottenham); Philippe Coutinho, Rakitic e Messi (2) (Barcelona).

Cartões amarelos: Wanyama, Lamela, Kane e Dier (Tottenham); Arthur e Busquets (Barcelona).

Estádio de Wembley, em Londres (Inglaterra).