PUBLICIDADE
Topo

Esporte

F-1 volta na Bélgica com Hamilton tentando aumentar vantagem para Vettel

23/08/2018 10h43

Redação Central, 23 ago (EFE).- O Campeonato Mundial de Fórmula 1 voltará das férias neste fim de semana, com o Grande Prêmio da Bélgica, em prova que o britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, tentará colocar "uma corrida" de vantagem para o alemão Sebastian Vettel, da Ferrari.

O dono do carro 44 lidera a competição com 213 pontos, 24 a mais do que o principal adversário na luta pelo título. Caso amplie a distância em mais dois pontos, depois da etapa realizada no tradicional circuito de Spa-Francorchamps, impedirá uma reviravolta uma semana depois, no GP da Itália.

Hamilton tem a seu favor a boa fase com que entrou de férias, já que venceu as duas últimas provas disputadas antes da pausa na temporada, na Alemanha e Hungria. Além disso, o britânico é o mais recente vencedor na Bélgica, onde também ganhou em 2010 e 2015.

Entre os pilotos ativos na Fórmula 1, só o finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, cruzou mais vezes em primeiro a linha de chegada, em 2004, 2005, 2007 e 2009. Vettel, por sua vez, ganhou em 2011 e 2013. O australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull foi outro a vencer na pista, em 2014.

O retorno após as férias veio depois de intensa movimentação nos bastidores, para a definição do grid em 2019. O espanhol Fernando Alonso, da McLaren, anunciou que não estará na categoria no próximo ano, em que será substituído pelo compatriota Carlos Sainz.

Já Ricciardo, decidiu trocar a Red Bull pela Renault, em uma das transações mais surpreendentes dos últimos anos. A escuderia anglo-austríaca, por sua vez, optou pelo francês Pierre Gasly, da satélite Toro Rosso, para ser companheiro do holandês Max Verstappen.

Para o restante do ano, ainda há dúvidas a serem sanadas, a principal, sobre quem será o outro piloto da Ferrari, além de Vettel, já que Raikkonen corre risco de não ter o contrato renovado e o monegasco Charles Leclerc vem sendo tratado como alvo do time italiano.

Palco da etapa deste fim de semana, o circuito de Spa-Francorchamps é o de maior cumprimento da Fórmula 1 atual, com pouco mais de 7 quilômetros. A pista está localizada na região de Ardennes e conta com uma das curvas mais impressionantes da F-1, a Eau Rouge, que está no fim de uma ladeira e início de uma subida e é feita a 300 quilômetros por hora.

O primeiro treino livre para o Grande Prêmio da Bélgica acontecerá nesta sexta-feira, às 6h (de Brasília). Após mais duas sessões, a classificação será no sábado, às 10h. A largada para a primeira das 44 voltas será no domingo, às 10h10.

Esporte