Topo

Português Quim, goleiro mais velho da Europa, se aposenta aos 42 anos

29/06/2018 10h21

Lisboa, 29 jun (EFE).- O português Quim, o goleiro do Desportivo das Aves, equipe da primeira divisão do Campeonato Português, anunciou que deixa o futebol aos 42 anos, com o recorde de ser o mais velho das principais ligas europeias.

Segundo o clube, Quim continuará ligado ao Desportivo das Aves como diretor de relações institucionais, dada sua ampla trajetória.

O goleiro também jogou no Braga e no Benfica e defendeu a seleção portuguesa.

Seu último jogo foi no dia 20 de maio contra o Sporting na final da Copa de Portugal, onde foi titular e, contra as previsões, o modesto Desportivo das Aves, que acabava de subir para a primeira divisão, ficou com o título.

Quim se tornou goleiro por acaso, já que com 13 anos, quando jogava de atacante, o titular se machucou e, como não havia substituto, o treinador o improvisou no gol e desde aquele dia ele sempre atuou na posição.

O jogador se formou nas categorias inferiores do Braga e afirma que o segredo para poder atuar tantos anos em alto nível é sofrer poucas lesões e trabalhar diariamente da melhor forma possível, sempre com muita esperança.