Topo

Lorenzo vence 2ª seguida na MotoGP; Márquez é 2º e lidera Mundial com folga

17/06/2018 12h56

Montmeló (Espanha), 17 jun (EFE).- De saída da Ducati porque não vinha conquistando bons resultados, o espanhol Jorge Lorenzo conquistou neste domingo a segunda vitória seguida na temporada da MotoGP, desta vez no Grande Prêmio da Catalunha, enquanto o compatriota e companheiro de equipe na Honda a partir do ano que vem, Marc Márquez, foi segundo colocado e abriu frente na liderança do Mundial.

Lorenzo, que largou na pole e manteve a posição na primeira curva. Depois, foi ultrapassado por Márquez e pelo italiano Andrea Iannone (Suzuki), mas ainda na primeira volta já estava comandando o pelotão novamente.

Pouco a pouco, os dois espanhóis foram abrindo distância, com Andrea Dovizioso (Ducati) em terceiro. Mas, sem aguentar o ritmo, o italiano forçou demais e acabou sofrendo uma queda na nona volta, abandonando a prova. Quem então se colocou na terceira posição foi o heptacampeão Valentino Rossi (Yamaha).

Pensando mais no campeonato do que na corrida em si e com receio de uma queda que colocaria tudo a perder, os três pilotos pouco se atacaram e mantiveram as posições até subirem ao pódio.

Após sete corridas disputadas, Márquez lidera o campeonato com 115 pontos, 27 a mais que Rossi, que aparece em segundo lugar. Quem vem em terceiro é o outro piloto da Yamaha, o também espanhol Maverick Viñales, que hoje foi sexto e tem 77 pontos. Lorenzo ainda está longe dessa disputa, na sétima colocação, com 66.

O ítalo-brasileiro Franco Morbidelli (Marc VDS Honda) terminou mais um GP na zona de pontuação, desta vez na 14ª posição. Com isso, subiu para 16º na temporada, com 19 pontos.

Na Moto2, a vitória foi do francês Fabio Quartararo (Speed Up), a primeira na categoria. Líder do campeonato, o italiano Francesco Bagnaia (VR46 Kalex) cruzou a linha de chegada em oitavo e agora tem apenas um ponto a mais que o português Miguel Oliveira (Red Bull KTM Ajo), que ficou em segundo na prova. O brasileiro Eric Granado (Foward Suter) foi o 25º e continua sem pontuar.

O italiano Enea Bastianini (Leopard Honda) foi o vencedor na Moto3, enquanto o compatriota Marco Bezzecchi (Prüstel KTM) foi o segundo colocado e continua no topo da tabela de classificação.