Topo

Favorita ao título, Alemanha inicia busca pelo penta contra o México

16/06/2018 09h57

Adrian R. Huber.

Moscou, 16 jun (EFE).- Atual campeã do mundo e uma das favoritas a repetir a conquista em 2018, a Alemanha começa a busca pelo pentacampeonato mundial neste domingo contra o México, pelo grupo F da Copa do Mundo, no Estádio Luzhniki, em Moscou.

Única das 32 seleções a se classificar para a Rússia ganhando todas as partidas as Eliminatórias, a Alemanha comemorou a quatro anos o tetracampeonato, no Maracanã, após bater a Argentina, por 1 a 0, com gol de Mario Götze, um dos ausentes neste Mundial.

O objetivo de Joachim Löw e seus comandados é igualar o penta do Brasil, um dos principais adversários na busca pelo título apesar do 7 a 1. E, como primeiro adversário, a 'Mannschaft' encara o México, dirigida por Juan Carlos Osorio, ex-São Paulo, que tem a missão de fazer o México passar das quartas de final, algo que só ocorreu em dois Mundiais, ambos organizados pelo país: 1970 e 1986.

Ambas as seleções chegam à Rússia com polêmicas esportivas. Na Alemanha, a torcida ficou bastante irritada com a polêmica foto de dois de seus jogadores, Mesut Özil e Ilkay Gündogan, de origem turca, com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.

O meia do Manchester City, inclusive, foi vaiado ao entrar em campo no último amistoso da Alemanha.

No México, a polêmica também envolve imagens divulgadas nas redes sociais. O problema, porém, foi uma festa organizada pelos jogadores. Eles apareciam em uma piscina, com várias mulheres. Apesar de estarem de folga, a atitude não agradou a imprensa local.

Os dois times garantem que as polêmicas estão no passado.

Antes do Mundial, a Alemanha fez dois amistosos: perdeu para a Aústria, em um clássico regional, por 2 a 1, e venceu a Arábia Saudita, pelo mesmo placar, na despedida da torcida. Os sauditas, porém, foram goleados pela Rússia, por 5 a 0, na estreia da Copa.

Uma das principais dúvidas de Löw para a primeira partida é o setor esquerdo do ataque. Julian Draxler, do Paris Saint-Germain, e Marco Reus, promessa do Borussia Dortmund que nunca vingou na seleção devido às várias lesões, disputam a posição.

Na zaga, Löw deve ter a presença de Jerome Boateng, que se sentiu um problema muscular na semifinal da Liga dos Campeões, contra o Real Madrid, em abril, e está pronto para a partida.

O zagueiro concedeu entrevista ontem e lembrou da vitória por 4 a 1 da Alemanha, com uma equipe bastante modificada em relação ao Mundial,sobre o México, nas semifinais da Copa das Confederações.

"O México é conhecido por jogar um futebol agressivo e por atacar desde o início. Temos que lidar com isso e achar soluções. Mas também acho que não jogaremos como nas Confederações. Tivemos uma grande vitória, o que é pouco comum contra o México. Para nós, o mais importante é jogar o nosso jogo", disse Boateng em entrevista ao site oficial da Fifa.

O grande destaque do México também está no setor defensivo, mas no banco de reservas. O veterano zagueiro Rafa Márquez igualará o recorde de cinco participações em Mundiais. No entanto, Osorio, amante das rotações e dono de uma marca de escalar times diferentes em 46 partidas, faz mistério sobre os titulares da estreia.

Apesar das dúvidas, é bastante provável que Osorio escale a seleção mexicana com quatro jogadores na linha defensiva e aposte no atacante Hirving Lozano, uma estrela emergente da seleção que ajudou o PSV Eindhoven a conquistar o Campeonato Holandês na temporada.

O zagueiro Carlos Salcedo deu dicas sobre a Alemanha para Osorio. Jogador do Eintracht Frankfurt, o defensor afirmou na véspera da partida que "ninguém é invencível".

Apesar do otimismo de Salcedo, o México chega à Copa após oscilar nos amistosos. Primeiro, venceu a Islândia por 3 a 0. Depois, perdeu para a Croácia, por 1 a 0, e empatou sem gols contra o País de Gales. Antes de viajar para a Rússia, os comandados de Osorio se despediram da torcida com triunfo sobre a Escócia, também por 1 a 0.

Os dois times, especialmente o México, ainda jogam com um olho no outro jogo do grupo. Também no domingo, a Suécia encara a Coreia do Sul em Nizhny Novgorod.



Prováveis escalações:

Alemanha: Neuer; Kimmich, Boateng, Hummels e Hector; Khedira, Kroos, Müller, Özil e Draxler (Reus); Werner. Técnico: Joachim Löw.

México: Ochoa, Álvarez, Salcedo, Moreno e Gallardo; Herrera, Guardado, Vela e Giovanni Dos Santos; Corona, Lozano e Chicharito Hernández. Técnico: Juan Carlos Osorio.

Árbitro: Alireza Faghani (Irã), auxiliado pelos compatriotas Reza Sokhandan e Mohammadreza Mansouri.

Estádio Luzhniki, em Moscou.