Topo

Croácia joga para o gasto, bate Nigéria e vira líder do grupo da Argentina

16/06/2018 18h09

Kaliningrado (Rússia), 16 jun (EFE).- A Croácia superou neste sábado a Nigéria por 2 a 0, em jogo disputado no Estádio Kaliningrado, e assumiu a liderança do grupo D da Copa do Mundo, que, mais cedo, teve o empate em 1 a 1 entre Argentina e Islândia.

Em partida que teve o brasileiro Sandro Meira Ricci como árbitro, a bola parada foi fundamental para os comandados por Zlatko Dalic. Aos 32 do primeiro tempo, após cobrança de escanteio, o volante Peter Etebo marcou contra. Na etapa complementar, aos 26, o meia Luka Modric converteu pênalti e ampliou.

Com a vitória, a Croácia pode até garantir classificação às oitavas de final, por antecipação, na próxima quinta-feira, quando enfrentará a Argentina em Nizhny Novgorod. Para isso, basta uma vitória, independente do resultado de Nigéria e Islândia, que se enfrentarão no dia seguinte, em Volgogrado.

Se levarem a melhor sobre a 'Albiceleste' e o outro jogo da chave terminar empatado na sexta-feira, os croatas garantirão, além disso, a liderança antecipada da chave.

Esta foi a primeira vitória da Croácia em estreias desde a Copa de 1998, disputada na França, quando participaram pela primeira vez do torneio e começaram uma caminhada que terminou com a histórica terceira colocação. Na ocasião, a seleção superou a Jamaica por 3 a 1.

Depois disso, em 2002, os croatas foram superados na estreia pelo México, por 1 a 0. Nas edições de 2006 e 2014, caíram diante do Brasil na primeira rodada, respectivamente por 1 a 0 e 3 a 1.

Para o duelo deste sábado, as duas seleções apresentaram surpresas. A Croácia abriu mão da linha de cinco zagueiros e Modric e Rakitic foram escalados mais recuados. Na Nigéria, o volante Etebo ganhou a posição de Onazi, deixando o setor de meio com maior característica de marcação.

O jogo no Estádio Kaliningrado começou com as seleções muito sólidas defensivamente, com dificuldade de agredir. Aos 14, enfim, aconteceu a primeira ação mais perigosa, quando Perisic pegou sobra na entrada da área e bateu firme, mas, por cima do gol.

Pouco criativa, mas, mais presente no ataque, os croatas começaram a apostar nos chutes de longe, mas, sem grande sucesso. Aos 16, Kramaric arriscou, mas a conclusão acabou saindo à direita do gol defendido por Uzoho.

Aos poucos, a representante da Europa foi tomando conta do jogo, mesmo sem conseguir agredir constantemente. Aos 32, no entanto, após cruzamento da direita de Modric, Rebic escorou, Mandzukic deu leve desvio de cabeça, e a bola tocou em Etebo antes de entrar.

O gol animou a Croácia, que segurou uma tentativa de reação rápida da Nigéria e voltou a assustar aos 39, quando Mandzukic levantou bola da esquerda e achou Rebic, que testou por cima do travessão.

No segundo tempo, a Nigéria começou mais atrevida, mas a primeira grande chance foi dos croatas. Aos 10 minutos, após cruzamento preciso de Perisic da direita, Rebic apareceu na altura da marca do pênalti, para emendar de primeira, mas por cima do gol.

Aos 25, Sandro Meira Ricci flagrou pênalti de Troost-Ekong, que agarrou Mandzukic depois de escanteio cobrado da esquerda. Modric acertou o canto direito e fez o segundo.

Com os nigerianos entregues, a Croácia partiu em busca de ampliar a vantagem, para ficar em situação ainda mais confortável na tabela. Aos 33, Perisic arrancou pela direita e cruzou para a área, procurando Rebic, mas o goleiro conseguiu cortar.

Já nos acréscimos, praticamente em ritmo de treino, o terceiro gol ficou muito perto de sair, quando Kovacic foi acionado na área, ficou frente a frente com Uzoho, mas bateu fraco, nas mãos do goleiro nigeriano.



Ficha técnica:.

Croácia: Subasic; Vrsaljko, Lovren, Vida e Strinic; Modric, Rakitic e Kramaric (Brozovic); Rebic (Kovacic), Perisic e Mandzukic (Pjaca). Técnico: Zlatko Dalic.

Nigéria: Uzoho; Shehu, Balogun, Troost-Ekong e Idowu; Ndidi, Etebo e Mikel (Nwankwo); Moses, Iwobi (Musa) e Ighalo (Iheanacho). Técnico: Gernot Rohr.

Árbitro: Sandro Meira Ricci, auxiliado por Emerson de Carvalho e Marcelo Van Gasse.

Gols: Etebo (contra) e Modric (Croácia).

Cartões amarelos: Rakitic (Croácia); e Troost-Ekong (Nigéria).

Estádio Kaliningrado, em Kaliningrado.