Topo

Com 2014 na lembrança, Costa Rica estreia contra a Sérvia no grupo do Brasil

16/06/2018 07h12

Samara, 16 jun (EFE).- Sensação da Copa do Mundo passada, em que avançou até as quartas de final e foi eliminada pela Holanda nos pênaltis, a Costa Rica sonha repetir o feito na Rússia e para isso buscará uma vitória na estreia contra a Sérvia neste domingo, na cidade de Samara, pelo grupo E, o mesmo de Brasil e Suíça.

Os 'Ticos' espantaram o mundo quatro anos atrás se classificando na liderança de uma chave com três campeões mundiais: Uruguai, Itália e Inglaterra, deixando as duas representantes europeias pelo caminho. Depois disso, ainda superou a Grécia antes de cair frente à 'Oranje'.

Já a Sérvia, que herdou os resultados esportivos da Iugoslávia, não chega ao mata-mata desde 1998, quando foi às oitavas na França e foi eliminada justamente pela Holanda. Depois disso, caiu ainda na primeira fase em 2006 e 2010.

Se o histórico recente em Copas favorece a seleção centro-americana, os resultados deste ano não empolgam tanto. A equipe dirigida pelo técnico Óscar Ramírez vem de derrotas para Inglaterra (2 a 0) e Bélgica (4 a 1), enquanto os sérvios perderam para o Chile por 1 a 0 e golearam a Bolívia por 5 a 1.

A parte física também pode ser um problema para a Costa Rica, já que o capitão do time, o meia Bryan Ruiz, vem treinando à parte devido a dores musculares, enquanto o goleiro Keylor Navas, nome mais badalado do elenco, vem recebendo atenção especial dos fisioterapeutas após a temporada desgastante pelo Real Madrid. No entanto, os dois serão titulares na Cosmos Arena.

A grande baixa é o lateral Ronald Matarrita, que sofreu uma lesão muscular na coxa e por isso está fora da Copa, o que levou à convocação às pressas de Kenner Gutiérrez, que se juntou à delegação diretamente em Samara. Porém, o titular de uma linha com cinco defensores será Bryan Oviedo.

A Sérvia chega à Copa em meio a uma renovação e após uma agitação que provocou a mudança no comando. Mladen Krstajic substituiu Slavoljub Muslin, técnico durante as Eliminatórias, e fará sua primeira partida oficial contra a Costa Rica.

Krstajic é o encarregado de fazer um bom time a partir de um elenco com jogadores conhecidos, como os experientes Nemanja Matic, do Manchester United, Branislas Ivanovic, ex-Chelsea, e Aleksander Kolarov, da Roma, além dos jovens Sergej Milinkovic-Savic e Marko Mitrovic.

O treinador aposta no 4-5-1, mantendo Mitrovic isolado à frente, com as chegadas de Milinkovic-Savic, grande nome da Lazio na última temporada, e Ljajic, que também atua no futebol italiano, defendendo o Torino.



Prováveis escalações:.

Costa Rica: Navas; Gamboa, Acosta, González, Waston (ou Duarte) e Oviedo; Guzmán, Borges e Ruiz; Campbell e Ureña. Técnico: Óscar Ramírez.

Sérvia: Stojkovic; Ivanovic, Tosic, Milenkovic e Kolarov; Matic, Kostic, Milinkovic-Savic, Tadic e Llajic; Mitrovic. Técnico: Vladimir Petkovic.

Árbitro: Malang Diedhiou (Senegal), auxiliado pelos compatriotas Djibril Camara e El Hadji Samba.

Estádio: Cosmos Arena, em Samara.