Topo

De Montevidéu a São Paulo, uma viagem pelos jogos de abertura das Copas

12/06/2018 20h03

José Antonio Pascual.

Moscou, 12 jun (EFE).- Nesta quinta-feira, o estádio Luzhniki, em Moscou, dará início à Copa do Mundo, com o duelo entre a equipe anfitriã, a Rússia, e a Arábia Saudita, que nunca participaram da tradicional primeira partida da competição.

Com isso, o confronto marca um novo capítulo na história dos jogos de abertura das Copas, iniciada em 1930, no Uruguai, com duas partidas simultâneas, nos estádios Gran Parque Central e Pocitos, em Montevidéu.

As partidas de abertura passaram por mudanças significativas ao longo da história das Copas: foram disputadas com partidas simultâneas, tiveram como obrigatória a presença do último campeão mundial e passaram a ter a presença do anfitrião como regra.

O México foi a seleção que esteve presente em mais edições desses jogos, sete ao todo: 1930, 1950, 1954, 1958, 1962, 1970 e 2010.



Conira um resumo dos jogos de abertura de todas as edições da Copa do Mundo:.

.

- URUGUAI 1930.

Frtes chuvas em Montevidéu impediram que o Estádio Centenário ficasse pronto a tempo para os dois jogos de abertura, e a organização precisou escolher outros estádios: o Gran Parque Central e o Pocitos.

No dia 13 de junho, os Estados Unidos venceram a Bélgica por 3 a 0 no Gran Parque Central, e a França goleou o México, em Pocitos, por 4 a 1.

.

- ITÁLIA 1934.

Era um Mundial sem fase de grupos, com jogos eliminatórios, e todas as oitavas de finas foram disputadas ao mesmo tempo no dia 27 de maio. A Espanha venceu o Brasil por 3 a 1, a Suécia ganhou da Argentina por 3 a 2, a Itália goleou os Estados Unidos por 7 a 1, a Alemanha derrotou a Bélgica por 5 a 2, a Suíça levou a melhor sobre a Holanda com o placar de 3 a 2, a Hungria bateu o Egito por 4 a 2, a Tchecoslováquia fez 2 a 1 na Romênia, e a Austrália superou a França, fazendo 3 a 2 na prorrogação.

.

- FRANÇA 1938.

O Parc des Princes recebeu o jogo de abertura entre Suíça e Alemanha, que empataram por 1 a 1 no dia 4 de junho. Essa partida voltou a ser disputada para que acontecesse o desempate cinco dias depois (como determinava o regulamento na época). Os suíços foram melhor no segundo jogo, vencendo por 4 a 2.

.

- BRASIL 1950.

No Maracanã, a seleção brasileira goleou o México por 4 a 0, no dia 24 de junho, com dois gols de Ademir, um de Jair e outro de Baltazar.

.

- SUÍÇA 1954.

Mais uma vez foram realizados vários jogos simultâneos na abertura do dia 16 de junho: a Iugoslávia venceu a França por 1 a 0 em Lausanne; o Brasil goleou o México por 5 a 0 em Genebra; a Áustria ganhou da Escócia por 1 a 0 em Zurique; e o Uruguai bateu a Tchecoslováquia por 2 a 0.

.

- SUÉCIA 1958.

Apesar de também terem sido realizados vários jogos ao mesmo tempo, a partida entre Suécia e México foi considerada como a de abertura da Copa, e teve a vitória confortável da anfitriã por 3 a 0, com dois gols de Agne Simonsson e um de Nils Liedholm, de pênalti.

Nos outros confrontos, a França goleou o Paraguai por 7 a 3, com três gols de Just Fontaine; o Brasil fez 3 a 0 na Áustria e a Alemanha Ocidental levou a melhor sobre a Argentina, por 3 a 1.

.

- CHILE 1962.

A última vez em que foram realizados vários jogos na abertura. No dia 30 de maio, o Uruguai venceu a Colômbia, por 2 a 1, em Arica; o Chile levou a melhor sobre a Suíça, por 3 a 1, em Santiago, o Brasil bateu o México, por 2 a 0, em Viña del Mar; e a Argentina ganhou da Bulgária, por 1 a 0, em Rancagua.

.

- INGLATERRA 1966.

No estádio de Wembley, Inglaterra e Uruguai ficaram em um frustrante 0 a 0 no jogo de abertura do dia 11 de junho.

.

- MÉXICO 1970

Diante de mais de 107 mil torcedores, o México, anfitrião da Copa, não passou de um empate sem gols com a União Soviética no estádio Azteca.

.

- ALEMANHA 1974.

O Olímpico de Berlim foi o cenário do jogo de abertura em que a Alemanha Ocidental derrotou o Chile por 1 a 0, com gol de Paul Breitner, no dia 14 de junho. A partida ainda teve uma particularidade: Carlos Caszely se tornou o primeiro jogador a ser expulso pelo então novo sistema de cartão vermelho.

.

- ARGENTINA 1978.

No jogo de abertura, no Estádio Monumental, Alemanha e Polônia, que defendia o título, ficaram no 0 a 0 no dia 1º de junho.

.

- ESPANHA 1982.

No dia 13 de junho de 1982, a Bélgica, com um gol de Erwin Vandervergh, surpreendeu o mundo ao derrotar a Argentina de Diego Maradona por 1 a 0, no Camp Nou.

.

- MÉXICO 1986.

.

Dezesseis anos depois, o México voltou a sediar uma Copa, e o estádio Asteca voltou a receber um jogo de abertura: o empate por 1 a 1 entre a Itália, defensora do título, e a Bulgária, com gols de Alessandro Altobelli e Nasko Sirakov.

.

- ITÁLIA 1990.

Uma das grandes surpresas da história dos jogos de abertura aconteceu no dia 9 de junho de 1990, quando a seleção de Camarões desbancou a Argentina de Diego Maradona, vencendo por 1 a 0 no estádio Giuseppe Meazza, em Milão, com um gol de Omam-Biyik.

.

- ESTADOS UNIDOS 1994.

Sob muito calor, a Alemanha, com Jurgen Klinsmann, fez 1 a 0 na Bolívia no estádio Soldier Field, em Chicago, no primeiro jogo da Copa no dia 17 de junho.

.

- FRANÇA 1998.

A seleção brasileira, que defendia o título, começou bem o Mundial vencendo a Escócia, em Saint-Denis, por 2 a 1, no dia 10 de junho, com um gol de Cesar Sampaio e um contra de Thomas Boyd. Collins marcou para os escoceses, de pênalti.

.

- COREIA-JAPÃO 2002.

No primeiro Mundial asiático, outra zebra logo no início da Copa: o Senegal surpreendeu e fez 1 a 0 em cima da França, no dia 31 de maio, em Seul. Bouba Diop foi o responsável pelo gol da vitória.

.

- ALEMANHA 2006.

A Fifa voltou a determinar que o anfitrião disputasse a partida inaugural. No dia 9 de junho, a Alemanha se impôs em Munique e levou a melhor sobre a Costa Rica, por 4 a 2, com gols de Lahm, Klose e dois de Frings. Paulo Wanchope descontou para os costa-riquenhos.

.

- ÁFRICA DO SUL 2010.

A seleção mexicana mais uma vez estava na partida inaugural, mas terminou com um sofrido empate por 1 a 1 contra os anfitriões, no Soccer City de Johanesburgo, graças a um gol de Rafa Márquez que deixou tudo igual, faltando 11 minutos para o final.

.

- BRASIL 2014.

A anfitriã voltou a vencer na estreia. No dia 12 de junho, em São Paulo, a seleção brasileira começou mal contra a Croácia, com um gol contra de Marcelo. Mas a situação mudou com Neymar, que marcou o gol de empate e também o da virada. Oscar consolidou a vitória do Brasil ao marcar o terceiro, fechando o placar em 3 a 1.