Topo

No retorno de Neymar, Brasil bate Croácia em 1º amistoso pós-convocação final

03/06/2018 12h55

Liverpool (Inglaterra), 3 jun (EFE).- A seleção brasileira venceu neste domingo a Croácia por 2 a 0, no primeiro amistoso depois da convocação final do técnico Tite para a Copa do Mundo, em que o atacante Neymar voltou ao futebol depois de pouco mais de três meses, em grande estilo, inclusive, marcando gol.

Na partida disputada no estádio Anfield Road, em Liverpool, na Inglaterra, o camisa 10 entrou em campo no intervalo, substituindo Fernandinho e balançou as redes aos 23 minutos do primeiro tempo. O craque marcou após receber passe de Philippe Coutinho, em jogada que também teve a participação de Willian.

Neymar estava afastado dos gramados desde o dia 25 de fevereiro deste ano, quando sofreu fratura no quinto metatarso do pé direito, durante jogo do Paris Saint-Germain com o Olympique de Marselha, pelo Campeonato Francês.

Nos instantes finais da etapa complementar, aos 48, aproveitando a energia do local onde atua, pelo Liverpool, clube em que é ídolo, Roberto Firmino anotou lindo gol, após receber lançamento preciso de Casemiro, dominar e dar leve toque para encobrir o goleiro Danijel Subasic.

Os comandados de Tite terão como próximo compromisso a seleção da Áustria, que ontem derrotou a Alemanha por 2 a 1, em amistoso. O jogo está marcado para o próximo domingo, no estádio Ernst Happel, em Viena. Já no dia 17, o Brasil entrará em campo pela primeira vez no Mundial, para encarar a Suíça.

A Croácia voltará a campo nesta sexta-feira, quando se despedirá da torcida, encarando Senegal, em Osijek. Depois disso, no dia 16, estreará no grupo D da Copa, encarando a Nigéria. Na sequência, jogará contra Argentina e Islândia.

Hoje, a seleção entrou em campo com o que Tite considera a força máxima do momento, considerando as condições físicas de cada jogador. Por isso, Neymar, começou no banco. Outro que ainda busca alcançar o 100%, o meia Renato Augusto sequer viajou para Liverpool, ficando em Londres para realizar trabalhos específicos.

Na zaga, Thiago Silva jogou no lugar do companheiro de Paris Saint-Germain Marquinhos, em indicativo de que formará dupla com Miranda, pelo menos, na estreia na Copa do Mundo, daqui 13 dias.

O começo do jogo foi de muito respeito por parte das duas seleções, que pouco se agrediram, mas com ligeira vantagem dos croatas, que mostravam mais disposição. Aos 12, Lovren deu cabeçada que assustou Alisson, que, dois minutos depois, fez boa defesa em finalização de Kramaric.

A vontade do adversário, no entanto, algumas vezes se transformou em entradas duras nos brasileiros. Instantes antes de levar perigo, em boa conclusão, Kramaric fez falta violenta em Thiago Silva, que precisou receber atendimento médico, e recebeu cartão amarelo. Mais tarde, aos 20, foi a vez de Lovren acertar Paulinho no meio.

O primeiro chute a gol do Brasil aconteceu aos 22 do primeiro tempo, quando Coutinho recebeu na intermediária a bateu por cima do travessão. Nove minutos depois, Paulinho teve chance da mesma região, mas o tiro explodiu na defesa. Aos 32, Willian quase surpreendeu o goleiro com arrebate do lado direito da área.

Na etapa complementar, a principal novidade foi o retorno de Neymar, que substituiu Fernandinho. Com isso, o atacante ocupou, como faz normalmente, o lado esquerdo do setor ofensivo, enquanto Philippe Coutinho foi recuado para o setor de meio.

Nos primeiros instantes com o camisa 10 em campo, a seleção brasileira mostrou mais agressividade, mas, aos 12, a Croácia é que assustou, quando Rebic foi acionado na área e testou firme, obrigando Alisson a fazer bela defesa no canto esquerdo.

Logo depois, Tite fez mais duas mudanças no time, colocando o queridinho da torcida do Liverpool, dono do estádio onde o jogo era disputado, Roberto Firmino, que entrou na vaga de Gabriel Jesus. Além disso, Filipe Luís substituiu Marcelo. Mais tarde, foi a vez de Marquinhos entrar, para a saída de Miranda.

O ritmo do amistoso, devido muitas mexidas de Brasil e Croácia foi caindo, até que, aos 23, Willian deu lindo passe para Coutinho, que serviu Neymar. O atacante balançou na frente de dois marcadores, cortou para a perna direita e fuzilou, sem dar chances para Subasic, abrindo o placar.

Nos instantes finais, o meia do Barcelona, ex-jogador do Liverpool saiu para a entrada de Fred, sendo aplaudido pela torcida presente em Anfield, embora não tenha sido possível abafar totalmente as vaias de alguns seguidores dos 'Reds'. Além disso, Taison substituiu Willian.

A seleção brasileira voltou a levar perigo apenas aos 43, quando Danilo disparou pela direita, quase sem marcação e serviu Firmino. O atacante não titubeou e encheu o pé, em finalização que saiu à esquerda do gol defendido por Subasic.

'Bobby', como o atacante é conhecido na Inglaterra, conseguiu balançar as redes com muito estilo. Aos 48, depois de lançamento preciso de Casemiro, o substituto de Gabriel Jesus na partida matou a bola e deu leve toque por cima de Subasic, para balançar as redes e dar números finais ao duelo.



Ficha técnica:.

Brasil: Alisson; Danilo, Thiago Silva, Miranda (Marquinhos) e Marcelo (Filipe Luís); Casemiro, Fernandinho (Neymar) e Paulinho; Willian (Taison), Philippe Coutinho (Fred) e Gabriel Jesus (Roberto Firmino). Técnico: Tite.

Croácia: Subasic; Lovren, Corluka (Caleta-Car) e Vida; Vrsaljko (Jedvaj), Badelj (Brozovic), Rakitic (Bradaric), Modric (Kovacic) e Perisic; Rebic (Pjaca) e Kramaric. Técnico: Zlatko Dalic.

Árbitro: Michael Oliver (Inglaterra), auxiliado pelos compatriotas Stuart Burt e Simon Bennett.

Gols: Neymar e Roberto Firmino (Brasil).

Cartões amarelos: Fernandinho (Brasil); Kramaric, Perisic e Rakitic (Croácia).

Estádio: Anfield Road, em Liverpool (Inglaterra).