Topo

Lorenzo sobra e lidera dobradinha da Ducati na Itália; Márquez é só 16º

03/06/2018 12h06

Scarperia (Itália), 3 jun (EFE).- O espanhol Jorge Lorenzo venceu neste domingo o Grande Prêmio da Itália de MotoGP, encabeçando dobradinha da Ducati, que também teve o piloto da casa Andrea Dovizioso na segunda colocação, enquanto o líder da temporada, o espanhol Marc Márquez, da Honda, sofreu queda e foi só o 16º.

O resultado tira o peso das críticas ao dono da moto 99, que ainda não havia vencido pela escuderia que defende desde o ano passado. Nesta temporada, o melhor resultado do ex-Yamaha havia sido o sexto lugar no GP da França, disputado há uma semana.

Hoje, no circuito de Mugello, Lorenzo largou em segundo, logo atrás do ex-companheiro, o italiano Valentino Rossi, deu bote ainda nos primeiros metros de corrida e não largou mais a ponta até receber a bandeirada final como vencedor da sexta etapa do Mundial.

Dovizioso, com a segunda colocação, saltou para o quarto posto do campeonato, com 66 pontos, um a menso que o espanhol Maverick Viñales, da Yamaha, que fechou a prova em oitavo. O pódio foi completado pelo Doutor, que agora é vice-líder da competição, com 72 pontos.

No topo da temporada segue Márquez, com os mesmos 95 pontos com que chegou à Itália, já que caiu ainda no início do GP e depois só conseguiu escalar até o 16º posto, um acima da zona de pontuação, fechada pelo ítalo-brasileiro Franco Morbidelli, Marc VDS Honda.

Na Moto2, a vitória foi do português Miguel Oliveira, da Red Bull KTM Ajo, novo vice-líder da competição. A frente dele na tabela está o italiano Francesco Bagnaia, da VR46 Kalex, que terminou na quarta colocação. O pódio foi completado pelo também italiano Lorenzo Baldassarri, da Pons Kalex, e pelo espanhol Joan Mir, da Marc VDS Kalex.

O brasileiro Eric Granado, da Forward Suter, que largou apenas na 30ª colocação, fez prova de recuperação e conseguiu chegar em 19º. Esta foi a melhor posição do piloto paulista, de 21 anos, atual campeão do Campeonato Europeu de Moto2.

Por fim, o espanhol Jorge Martín, da Gresini Honda, venceu prova emocionante da Moto3, superando o italiano Marco Bezzecchi, da Prüstel KTM, por apenas 19 centésimos. O pódio foi completado pelo também representante da casa Fabio Di Giannantonio, companheiro de equipe do ganhador.