Topo

Fifa encerra punição à Guatemala, suspensa por corrução

31/05/2018 21h06

Guatemala, 31 mai (EFE).- A Fifa cancelou nesta quinta-feira a suspensão imposta ao futebol da Guatemala e que estava em vigência desde 28 de outubro de 2016 devido a um escândalo de corrupção na federação de futebol do país (FedefutGuate).

O presidente do Comitê Regularizador da federação nacional, Juan Carlos Ríos, disse que hoje receberam uma carta da entidade internacional através da qual foram notificados da decisão.

O cancelamento da punição foi anunciado apenas um dia depois da criação de tal comitê, o que era um dos requisitos para que a seleção guatemalteca e os times do país pudessem voltar a disputar competições internacionais.

A secretaria geral da Fifa informou que havia recebido um comunicado no qual Ríos avisava que todas as condições necessárias para que a FedefutGuate voltasse a operar novamente já estão sendo atendidas.

No entanto, qualquer desobediência ou ingerência no futebol guatemalteco das autoridades do país centro-americano pode levar a uma nova suspensão, explicou o presidente do Comitê Regularizador.

A Guatemala é o único país que estava suspenso pela Fifa até esta quinta-feira e o único punido duas vezes nos últimos 13 anos, já que em 2005 passou por um processo similar.