Topo

Liverpool tenta ser 1º time da década a ser campeão saindo da fase preliminar

25/05/2018 17h53

Liverpool, 25 mai (EFE).- O Liverpool chega para a decisão da Liga dos Campeões, neste sábado, tentando colocar fim a um jejum de nove anos de time que disputou fase preliminar e conquistou o torneio, em campanha marcada pelo faro artilheiro da equipe, que já tem o terceiro melhor ataque de todos os tempos.

Quarto colocado no Campeonato Inglês, após tropeçar em duas das cinco rodadas finais, os 'Reds' tiveram que participar das eliminatórias prévias, entrando na última etapa antes dos grupos. O adversário sorteado foi o Hoffenheim, que ficou na mesma posição na 'Bundesliga'.

No dia 15 de agosto do ano passado, o Liverpool bateu o time alemão por 2 a 1, fora de casa. Na volta, o pentacampeão europeu voltou a levar a melhor, agora por 4 a 2, avançando para, posteriormente, cair em uma chave com o cabeça Spartak Moscou, Sevilla e Maribor.

A partir de então, começa a saga artilheira dos 'Reds', já que a Uefa ignora os gols das fases preliminares na contabilização da temporada. Ao todo, foram 40 vezes em que a rede balançou, número menor apenas que o Barcelona, de 1999-2000, com 45 gols, e o Real Madrid, de 2013-2014, com 41.

As vitórias, porém, demoraram, já que o time estreou empatando com o Sevilla em 2 a 2, no estádio Anfield Road, e, na sequência, com o Spartak Moscou em 1 a 1, na Rússia. Na terceira rodada, o Liverpool desembarcou na Eslovênia, onde goleou o Maribor por 7 a 0. Duas semanas depois, a equipe reencontrou a primeira vítima e fez 3 a 0.

Em novo duelo com o representante espanhol, houve igualdade em 3 a 3. Na rodada final, precisando dos três pontos para avançar, o Liverpool voltou a levar a melhor por 7 a 0, sobre o Spartak, no estádio Anfield Road, em jogo que teve o meia brasileiro Philippe Coutinho marcando três vezes.

O camisa 10, no entanto, não continuou com os companheiros, já que foi contratado pelo Barcelona, em fim de novela iniciada ainda na pré-temporada. O craque saiu da competição - não atuou na segunda metade, devido à transferência - com cinco bolas na rede.

Com isso, a responsabilidade ficou com o trio formado por Roberto Firmino, o egípcio Mohamed Salah e o senegalês Sadio Mané, que já marcou 29 gols a partir da fase de grupos do torneio. Logo na idas das oitavas, o badalado ataque foi fulminante na goleada sobre o Porto, no estádio do Dragão, por 5 a 0.

Após ficarem no 0 a 0, em casa, os 'Reds' avançaram para encarar o Manchester City, que já estava com uma mão na taça do Campeonato Inglês - os 'Citizens' acabaram conquistando-a posteriormente. No primeiro encontro, em seus domínios, os comandados de Klopp venceram por 3 a 0. Na volta, bateram o adversário por 2 a 1 no Etihad Stadium.

Veio a Roma, e a sede de gols continuou, com vitória por 5 a 2 na ida, em partida disputada em Anfield. Na volta, a defesa do Liverpool aprontou, e a equipe flertou com a eliminação, sendo derrotada por 4 a 2, no Estádio Olímpico.

É a primeira vez desde 2011-2012 que uma equipe sai da fase preliminar e vai à final. Na ocasião, o Bayern de Munique acabou derrotado pelo Chelsea, não conseguindo completar uma saga vivida por outros quatro times, inclusive os próprios 'Reds', em 2004-2005, que conquistaram o torneio vindo da etapa preliminar.

Ou outros que realizaram a façanha foram o Manchester United, em 1998-1999, o Milan, em 2002-2003 e 2006-2007, e o Barcelona, em 2008-2009.



Campanha do Liverpool na Liga dos Campeões 2017-2018:.



Última fase preliminar.

Hoffenheim 1 - Liverpool 2.

Liverpool 4 - Hoffenheim 2.



Fase de grupos.

Liverpool 2 - Sevilla2.

Spartak Moscou 1 - Liverpool 1.

Maribor 0 - Liverpool 7.

Liverpool 3 - Maribor 0.

Sevilla 3 - Liverpool 3.

Liverpool 7 - Spartak Moscou 0.



Oitavas de final.

Porto 0 - Liverpool 5.

Liverpool 0 - Porto 0.



Quartas de final.

Liverpool 3 - Manchester City 0.

Manchester City 1 - Liverpool 2.



Semifinais.

Liverpool 5 - Roma 2.

Roma 4 - Liverpool 2.