Topo

Em jejum há 8 anos, Toluca inicia disputa de final contra Santos Laguna

16/05/2018 18h35

Torreón (México), 16 mai (EFE).- Terceiro maior vencedor da história do Campeonato Mexicano, mas sem levantar o troféu desde 2010, o Toluca retorna à final do Torneio Clausura e iniciará a disputa pelo título nesta quinta-feira enfrentando o Santos Laguna no estádio Corona, em jogo de ida.

Os 'Diablos Rojos' têm dez títulos do Mexicano, menos apenas que América e Chivas Guadalajara, com 12 conquistas cada, mas não triunfa desde o Torneio Bicentenário de 2010. Desde então, esteve na decisão apenas uma vez, no Apertura de 2012, mas foi goleado pelo Tijuana.

Quem dirige o Toluca na busca pela quebra do jejum é o técnico Hernán Cristante, que teve uma carreira vitoriosa como goleiro e foi "vítima" de um lance polêmico e bastante lembrado até hoje. Em 1995, ele era o titular da seleção da Argentina derrotada pelo Brasil nas semifinais da Copa América e sofreu um gol em que o ex-atacante Túlio ajeitou a bola com a mão.

Como técnico, Cristante está apenas começando e busca ainda o primeiro título. Após um bom início de trajetória no Deportivo Tepic, foi contratado pelo bicampeão continental em 2016 e vem obtendo bons resultados. Levou o time ao mata-mata nos dois torneios no ano passado, chegando às semifinais do Apertura e às quartas do Clausura, além de ser o atual vice-campeão da Copa MX, mas falta ocupar a sala de troféus.

"A final não será fácil. O objetivo é vencê-la e é preciso fazer por merecer. Vamos entrar em campo para dar o nosso máximo e depois vemos o que acontece", declarou o treinador argentino logo após o empate com o América em 2 a 2, no último domingo, no Azteca, que selou a classificação.

Cristante ainda não sabe se poderá contar com o meia Alexis Canelo, que foi desfalque nas semifinais devido a uma lesão na coxa direita.

No Santos, a expectativa é pela volta do zagueiro Araujo, que está em fase final de recuperação de uma contusão no joelho esquerdo e não joga há dois meses, o que, no entanto, não impediu que ele figurasse na lista preliminar do México para a Copa do Mundo.

Caso o defensor da seleção local ainda não tenha condições de atuar, a dupla de zaga do time de Torreón, campeão mexicano pela última vez em 2015, será formada novamente por Izquierdoz e Alcoba.

As duas equipes apostam no bom retrospecto jogando em casa. O Santos, dirigido pelo uruguaio Dante Siboldi, perdeu apenas uma vez no estádio Corona na temporada, enquanto o Toluca está invicto na altitude de 2,6 mil metros do estádio Nemesio Diez, palco da partida de volta da final, no próximo domingo.