Topo

Olympique de Marselha e Atlético de Madrid duelam pelo título da Liga Europa

15/05/2018 12h38

Lyon (França), 15 mai (EFE).- Olympique de Marselha e Atlético de Madrid decidirão a Liga Europa nesta quarta-feira, no estádio Parc Olympique Lyonnais, em Lyon, em duelo que terá o time francês tentando voltar a conquistar um título continental após 25 anos, enquanto a equipe da Espanha buscará ampliar a hegemonia do país.

Os finalistas tiveram campanhas distintas, já que o volante Luiz Gustavo e companhia entraram ainda na terceira fase preliminar, em que encararam o Oostende, da Bélgica. Depois, eliminaram o Domzale, da Eslovênia, e entraram nos grupos, em que foram vice-líderes de chave com o Red Bull Salzburg, da Áustria, que também avançou, Konyaspor, da Turquia, e Vitória de Guimarães, de Portugal.

No "mata-mata", o Olympique mostrou muita força, passando, nesta ordem, por: Braga, de Portugal, Athletic Bilbao, da Espanha, RB Leipzig, da Alemanha, e pelo Salzburg, única equipe que não havia vencido na competição, em semifinal que acabou sendo decidida na prorrogação.

O Atlético de Madrid, por sua vez, começou a temporada na Liga dos Campeões, em que foi terceiro colocado em grupo que teve Roma e Chelsea avançando e o Qarabag na lanterna. Com o terceiro lugar, acabou recebendo como "consolação", o direito de disputar a sequência da Liga Europa.

No torneio secundário, eliminou na sequência o Copenhague, da Dinamarca, o Lokomotiv Moscou, da Rússia, o Sporting, de Portugal, e o Arsenal, da Inglaterra, em confronto apontado por muitos analistas como "final antecipada" da competição. Contra o time inglês, os comandados pelo argentino Diego Simeone empataram na ida em 1 a 1 e venceram, em casa, por 1 a 0.

Os 'Colchoneros', inclusive, têm intimidade com a Liga Europa, que conquistaram - já com essa nomenclatura -, em 2010 e 2012. O time contribuiu para que a Espanha lidere o ranking de títulos, com dez taças, uma a mais que a Itália e duas a mais que a Inglaterra, última campeã, com o Manchester United.

O Olympique de Marselha, além de tentar erguer o primeiro troféu para a França, considerando inclusive as fases anteriores do torneio, como a Copa da Uefa, por exemplo, tentará voltar a conquistar título continental, o que não acontece desde 1993, quando bateu o Milan, na decisão da 'Champions'.

Na última decisão que disputou, na temporada 2003-2004, o time branco e azul acabou derrotado pelo Valencia por 2 a 0, no estádio Ullevi, em Gotemburgo, na Suécia. Cinco anos depois de cair diante do Parma, também na final da Copa da Uefa, o time acabou derrotado com gols do meia Vicente e do atacante Mista.

O Olympique chega para a decisão em meio a batalha para conseguir vaga na próxima edição da Liga dos Campeões, ficando com o segundo ou terceiro lugares do Campeonato Francês, em disputa que também envolve Monaco e Lyon. Atualmente, a equipe de Marselha está no quarto posto, que só daria vaga na própria Liga Europa.

Para o jogo, o técnico Rudi García tem três preocupações, o zagueiro português Rolando, que está, praticamente, vetado, o meia francês Dimitri Payet e o centroavante grego Kostas Mitroglou. O trio ficou, inclusive, fora do treino desta terça-feira.

Payet é a grande estrela do elenco e se recuperou de dores musculares que o deixaram fora do jogo com o Guingamp, na última sexta-feira, pela competição nacional. Mesmo que não esteja 100% fisicamente, dificilmente, o jogador ficará fora da partida.

Se Rolando ficar fora da final desta quarta-feira, a expectativa é que o zagueiro francês Adil Rami forme dupla com Luiz Gustavo, que vem sendo utilizado na linha defensiva em diversas oportunidades, na reta final da temporada.

O lateral-direito japonês Hiroki Sakai, recuperado, recentemente, de lesão, deverá voltar ao time. Com isso, o meia-atacante francês Bouna Sarr, que vinha sendo improvisado no setor, tem tudo para figurar no banco de reservas.

No comando de ataque da equipe de Marselha, Mitroglou, mesmo em condições de voltar ao 11 inicial, pode seguir como suplente do atacante francês Valère Germain.

No Atlético de Madrid, o maior desfalque estará no banco, já que Simeone está suspenso por quatro jogos - com um sendo cumprido -, devido expulsão no primeiro duelo com o Arsenal. O clube já recorreu à Corte Arbitral do Esporte (CAS), depois de ter recurso rejeitado junto a Uefa.

Na escalação, as principais dúvidas estão nas laterais, com o croata Sime Vrsaljko, que volta de suspensão, e o espanhol Juanfran duelando por vaga na direita, e o francês Lucas Hernández e o brasileiro Filipe Luís brigando para entrar em campo na esquerda.

Convocado para a disputa da Copa do Mundo, pelo técnico Tite, o defensor surpreendeu ao se recuperar de fratura na perna esquerda. O ex-Figueirense não esconde que, além da disputa do torneio de seleções, ansiava a possibilidade de atuar na decisão da Liga Europa.

Com a dupla de ataque formada pelo francês Antoine Griezmann e o brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa, o experiente Fernando Torres, que deixará o Atlético no fim da temporada, tentará conquistar o único título internacional que não venceu, já que ergueu troféu da 'Champions', foi campeão mundial de clubes, além da Copa do Mundo e Eurocopa, pela seleção espanhola.



Prováveis escalações:.

Olympique de Marselha: Mandanda; Sakai (ou Sarr), Rami, Luiz Gustavo e Amavi; Anguissa, Sanson, Thauvin, Payet e Ocampos; Germain (ou Mitroglou). Técnico: Rudi Garcia.

Atlético de Madrid: Oblak; Vrsaljko (ou Juanfran), Giménez, Godín e Hernández (ou Filipe Luís); Gabi, Saúl, Correa e Koke; Griezmann e Diego Costa. Técnico: Diego Simeone.

Árbitro: Bjorn Kuipers (Holanda), auxiliado pelos compatriotas Sander van Roekel e Erwin Zeinstra.

Estádio: Parc Olympique Lyonnais, em Lyon (França).