Topo

Anunciado em pré-lista do México, Rafa Márquez é elogiado por Osorio

14/05/2018 17h27

Cidade do México, 14 mai (EFE).- O técnico da seleção mexicana, Juan Carlos Osorio, afirmou nesta segunda-feira que, se o veterano zagueiro Rafael Márquez for à Copa do Mundo, será pelo que vem apresentando em campo, e não pelo papel de liderança que exerce entre os jogadores.

Em entrevista coletiva após anunciar a pré-lista com 28 jogadores, dos quais 23 irão ao Mundial, Osorio classificou o ex-jogador do Barcelona como "um homem do futebol", com quem se pode debater abertamente.

"Acreditamos que a decisão seja pelo que ele pode apresentar à equipe dentro do campo. Fora é quem mais pode contribuir, mas queremos que (se for à Copa) seja por razões esportivas", disse o ex-treinador do São Paulo ao ser questionado sobre as chances de manter o nome do zagueiro na relação final.

"Vamos analisar com a comissão técnica sob parâmetros estritamente esportivos. Rafa, por decisão própria, está trabalhando, e se nota seus desejos de contribuir com a seleção", acrescentou.

Desde que Osorio assumiu o comando da seleção mexicana, em novembro de 2015, Rafa Márquez foi presença frequente nas convocações e um líder do elenco.

Em agosto do ano passado, o governo dos Estados Unidos colocou o zagueiro em uma lista de pessoas envolvidas com um chefe do tráfico de drogas no México, o que ameaçou a permanência do jogador na seleção, já que teve que se dedicar a provar sua inocência.

Márquez estará fora do amistoso com o País de Gales na próxima segunda-feira, mas está bem cotado para ir à Rússia, de acordo com declarações dadas por Osorio nas últimas entrevistas.

A chegada da delegação mexicana à Rússia está prevista para 11 de junho, e os primeiros treinos vão acontecer nas instalações do Dínamo de Moscou.

A estreia do México na Copa está marcada para 17 de junho, contra a Alemanha, pelo grupo F. Depois, os comandados de Osorio vão enfrentar a Coreia do Sul, no dia 23, e a Suécia, no dia 27.