Topo

Fifa anuncia banimento de ex-secretário-geral da Federação da Guatemala

08/05/2018 13h52

Redação Central, 8 mai (EFE).- A Câmera de Ética Independente da Fifa resolveu nesta terça-feira banir do futebol o ex-secretário-geral da Federação de Futebol da Guatemala, Héctor Trujillo, primeiro condenado na justiça dos Estados Unidos em meio "Fifagate".

Antigo magistrado da Corte Constitucional do país centro-americano, pegou pena de oito meses de prisão, em outubro, após se confessar os crimes de fraude bancária e conspiração, em acordo com a Procuradoria de Nova York, que pedia detenção por três anos.

A Fifa havia aberto expediente disciplinar contra o dirigente, em dezembro de 2015, por envolvimento com recebimento de propina, em troca da concessão de direitos de transmissão e marketing de jogos das Eliminatórias da Concacaf para a Copa do Mundo.

A Comissão de Ética já havia considerado o ex-dirigente responsável por descumprir o artigo 21 do Código, por isso, "não poderá voltar a participar de atividades relacionadas ao futebol", além de ter que pagar multa de 200 mil francos suíços (R$ 707 mil). EFE

omm/bg