Topo

Les Herbiers e PSG fazem final David contra Golias na Copa da França

07/05/2018 14h40

Paris, 7 mai (EFE).- A final da Copa da França, que acontece nesta terça-feira, marca um dos maiores contrastes da história do futebol local ao colocar frente a frente o modesto Les Herbiers e o gigante Paris Saint-Germain, que tem orçamento mais de 250 vezes maior que o adversário.

O torneio profissional mais antigo da França completa 101 anos nesta temporada e vai opor uma equipe que arrecada 1 milhões de euros anuais a um clube com investidores que injetam 540 milhões por ano e que tem algumas das principais estrelas do futebol mundial.

A título de comparação, só o brasileiro Neymar recebe em um mês 50% a mais que toda a receita de um ano do time da terceira divisão francesa, baseada na cidade homônima de quase 16 mil habitantes.

A última vez que uma equipe do 'Championnat National' esteve presente na decisão da Copa da França foi em 2012, quando o US Quevilly foi goleado pelo Lyon por 4 a 0.

"Vou ser franco. Não temos nenhuma posibilidade de vencer. Só quero que olhemos o PSG nos olhos", admitiu o treinador dos Les Herbiersse, Stepháne Masala, ao jornal "Le Parisien", completando que a questão está apenas em se os seus comandados vão aguentar "segundos ou minutos" frente ao time de Paris.

A equipe semiprofissional da região oeste da França, que briga para evitar o rebaixamento na terceira divisão, precisa vencer o título para conseguir disputar a Liga Europa, já que recentemente as regras da tradicional copa foram alteradas e não proporcionam mais vaga para o vice-campeão no torneio europeu caso o vencedor dispute a Liga dos Campeões.

Favorito na decisão, o PSG busca emplacar o quarto título nacional nesta temporada, após o Campeonato Fancês, a Copa da Liga e a Supercopa da França, para tentar diminuir a decepção da eliminação nas oitavas de final da Champions para o Real Madrid.

O treinador Unai Emery continua sem poder contar com Neymar, que vive a parte final da recuperação de uma lesão no quinto metatarso do pé direito, e o italiano Marco Verratti, também machucado.

Outro destaque desta final é a presença do brasileiro Daniel Alves, que pode chegar ao 38º triunfo da sua carreira de 17 anos, entre clubes e seleção. Dessa forma, o baiano aumentaria a vantagem como recordista de títulos oficiais e teria mais troféus inclusive que Pelé, que tem 30 de suas 37 conquistas reconhecidas pela Fifa.



Prováveis escalações:.

Les Herbiers: Pichot; Marie, Dequaire, Fofana e Pagerie; Eickmayer, Flochon, Bongongui, Rocheteau e David; Couturier e Dabasse. Técnico: Stéphane Masala.

Paris Saint-Germain: Trapp; Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Kurzawa; Rabiot, Lo Celso e Draxler; Di María, Cavani e Mbappé. Técnico: Unai Emery.

Árbitro: Mikael Lesage, auxiliado por Frédéric Hébrard e Huseyin Ocak.

Estádio: Stade de France, em Saint-Denis.