Topo

Atlético de Madrid bate Arsenal e lutará por 3º título na Liga Europa em Lyon

03/05/2018 17h58

Madri, 3 mai (EFE).- O Atlético de Madrid fez o suficiente em campo nesta quinta-feira, venceu o Arsenal por 1 a 0, no estádio Wanda Metropolitano, e garantiu classificação para a final da Liga Europa, competição em que tentará erguer o troféu pela terceira vez.

O artilheiro solitário no êxito 'colchonero' foi o atacante brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa, que balançou as redes aos 47 minutos do primeiro tempo, após receber assistência na medida do atacante francês Antoine Griezmann.

Campeão da competição nas temporadas 2009-2010 e 2011-2012, o Atlético avançou com a vitória de hoje, já que havia arrancado empate no Emirates Stadium em 1 a 1, há uma semana.

A eliminação fará com que o Arsenal encerre a passagem do técnico francês Arsene Wenger, no próximo mês, sem título continental. Sob o comando do lendário comandante, os 'Gunners' foram a duas decisões, em 1999-2000, na Copa da Uefa, e em 2005-2006, na Liga dos Campeões, perdendo ambas, para Galatasaray e Barcelona, respectivamente.

O Atlético, agora, espera o vencedor do duelo entre Red Bull Salzburg, da Áustria, e Olympique de Marselha, que sairá ainda nesta quinta-feira, para conhecer o adversário na decisão do torneio, que acontecerá no dia 16 de maio, em Lyon, na França.

Nas escalações, uma das grandes novidades foi a presença do lateral-esquerdo Filipe Luís no banco da equipe espanhola. O jogador surpreendeu, devido a rápida recuperação, após passar por cirurgia devido fratura na perna esquerda.

O primeiro tempo do duelo foi de amplo domínio do Atlético, que criou as principais oportunidades de gol, embora o adversário tenha passado mais tempo com a bola no pé. Na reta final da etapa inicial, os 'Colchoneros' chegaram a emplacar uma 'blitz', com Griezmann e Koke desperdiçando boas oportunidades.

O Arsenal, por sua vez, sofreu duro golpe ainda no início da partida, ao perder o zagueiro francês Laurent Koscielny, devido lesão no tornozelo direito. O defensor saiu de campo carregado de maca, sentindo muitas dores e acabou substituído pelo inglês Calum Chambers.

Nas acréscimos, os donos da casa fizeram a alegria da torcida, quando Oblak iniciou a jogada e a bola acabou, após bate e rebate, chegando a Griezmann, que deu belo passe para Diego Costa. O atacante nascido no Brasil dominou com categoria e tocou na saída de Ospina.

Na etapa complementar, o naturalizado espanhol fez jogada espetacular aos 21, se livrando da marcação e deixando o companheiro de ataque livre para balançar as redes. Griezmann finalizou, mas, acabou travado por Mustafi de maneira precisa. Ainda assim, a bola quase encobriu Ospina, que mostrou frieza para agarrá-la no alto.

Nos instantes finais, Torres, que substituiu Diego Costa, aos 37 do segundo tempo, teve grande oportunidade de matar o duelo, quando recebeu na área, após cochilo da defesa 'gunner' e soltou a bomba, obrigando o goleiro colombiano do time visitante a fazer grande defesa.



Ficha técnica:.

Atlético de Madrid: Oblak; Thomas (Savic), Giménez, Godín e Lucas Hernández; Koke, Gabi, Saúl Ñíguez e Vitolo (Correa); Diego Costa (Torres) e Griezmann. Técnico: Diego Simeone.

Arsenal: Ospina; Bellerín, Mustafi, Koscielny (Chambers) e Monreal; Xhaka, Ramsey e Wilshere (Mkhitaryan); Welbeck, Ozil e Lacazette. Técnico: Arsene Wenger.

Árbitro: Gialucca Rocchi (Itália), auxiliado pelos compatriotas Elenito Di Liberatore e Mauro Tonolini.

Gol: Diego Costa (Atlético de Madrid).

Cartões amarelos: Gabi, Saúl Ñíguez e Diego Costa (Atlético de Madrid); Wilshere, Monreal e Mustafi (Arsenal).

Estádio: Wanda Metropolitano, em Madri (Espanha).