Topo

Troféu da Copa do Mundo volta à Rússia após tour mais longo da história

01/05/2018 09h23

Moscou, 1 mai (EFE).- O troféu da Copa do Mundo voltou nesta terça-feira à Rússia, vindo do Japão, após o tour mais longa da história do torneio, no qual percorreu 150 mil quilômetros e mais de 50 países.

A taça aterrissou no aeroporto de Vladivostok, trazida pelo ex-volante Gilberto Silva, campeão em 2002 com o Brasil, e a modelo russa Natalia Vodianova, em um avião especial.

Segundo a Fifa, um de cada três russos nas próximas semanas terá a oportunidade de ver a taça que será levantada pelo capitão da seleção campeã da Copa no dia 15 de julho no estádio Luzhniki.

O troféu ficará exposto na praça central de Vladivostok. Depois, fará escalas em Urais, Yekaterimburgo, Kazan, Nizhni Novgorod, Rostov, São Petersburgo e, por fim, Moscou.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente da Fifa, Gianni Infantino, deram início em setembro de 2017 ao tour. Na primeira fase, até janeiro, o troféu percorreu 16 cidades russas.

Na segunda fase, de janeiro ao fim de abril, a taça visitou 66 cidades em 50 países, onde 330 mil torcedores puderam ver o objeto mais cobiçado do mundo do futebol com os próprios olhos.

O tour será concluído em Luzhniki poucos dias antes da partida entre Rússia e Arábia Saudita, no dia 14 de junho, que marca a abertura da Copa do Mundo.