Topo

Justiça volta a incluir ex-jogador egípcio em lista de terroristas

Mohamed Aboutrika, quando atuava pelo Al-Ahly - AP Photo/Shuji Kajiyama
Mohamed Aboutrika, quando atuava pelo Al-Ahly Imagem: AP Photo/Shuji Kajiyama

Da EFE

No Cairo (Egito)

01/05/2018 10h51

Um tribunal penal do Cairo voltou a incluir o ex-jogador egípcio Mohammed Aboutrika em uma lista de terroristas, junto a outros 1.528 líderes e membros da Irmandade Muçulmana.

O jornal egípcio "Al Ajbar" informou nesta terça-feira que a decisão do tribunal foi tomada após uma carta apresentada pelo procurador-geral do país, Nabil Sadiq.

Aboutrika é considerado um dos maiores jogadores africanos da história. Por quatro anos, foi escolhido o melhor atleta atuando na África.

A alegação do promotor inclui investigações que revelaram várias reuniões de islamitas fora do Egito para organizar um plano de apoio à Irmandade Muçulmana, considerada como grupo terrorista desde 2013.

O jornal não deu detalhes sobre a data da decisão, mas afirma que a nova lista está em vigor desde 19 de abril e durará cinco anos.

"Os nomes incluídos na lista de terroristas têm também como objetivo prejudicar a economia nacional, treinar membros dos movimentos armados e comprar armas para operações terroristas", disse a promotoria no pedido feito ao tribunal do Cairo.

Entre os nomes destacados incluídos na lista, além de Aboutrika, estão o ex-presidente Mohammed Mursi, deposto no golpe militar liderado pelo atual presidente, Adbul Fatah al Sisi, em 2013.

Aboutrika foi incluído em uma lista de terroristas no ano passado, mas em março o Tribunal de Cassação do Egito ordenou a retirada do nome do ex-jogador da lista. Mesmo assim, a Promotoria voltou a pedir a inclusão com novas acusações.

O ex-jogador, de 38 anos, é uma lenda do futebol egípcio e se destacou com a camisa do Al Ahli, o mais popular do país, além da seleção local. Aboutrika se aposentou em 2013.

Atualmente, Aboutrika, que declarou publicamente apoio à Irmandade Muçulmana, vive no Catar e trabalha como comentarista da emissora "BeIN Sports".