Topo

Johnson pede que Rússia garanta estadia segura para torcedores britânicos

27/03/2018 09h32

Londres, 27 mar (EFE).- O ministro de Relações Exteriores do Reino Unido, Boris Johnson, disse nesta terça-feira que a Rússia deve honrar seus compromissos com a Fifa para garantir uma estadia "segura" para os britânicos que compareçam à Copa do Mundo.

Em um comparecimento na Câmara dos Comuns, o ministro falou sobre a segurança dos cidadãos britânicos no Mundial de futebol, em meio à crise entre o Reino Unido e a Rússia pelo envenenamento do ex-espião Serguei Skripal e de sua filha Yulia em Salisbury, sul da Inglaterra, no último dia 4.

"Claramente, a responsabilidade é das autoridades russas honrarem seu contrato com a Fifa e assegurem que os torcedores escoceses e todos os torcedores do Reino Unido tenham um torneio seguro e agradável", afirmou Johnson.

O titular da diplomacia britânica se referiu ao Mundial em resposta a uma pergunta do deputado Alan Brown, do Partido Nacionalista Escocês (SNP), sobre a segurança dos escoceses na competição que começa em junho.

Nas últimas semanas, as relações entre Londres e Moscou se deterioraram pela mútua expulsão de 23 diplomatas dos dois países por causa do envenenamento de Skirpal com um agente nervoso.

Em apoio ao Reino Unido, vários países decidiram expulsar diplomatas russos pelo caso envolvendo o ex-espião.