Topo

Islândia anuncia boicote diplomático à Copa do Mundo da Rússia

26/03/2018 18h54

Copenhague, 26 mar (EFE).- O governo da Islândia anunciou nesta segunda-feira a suspensão das relações diplomáticas de alto nível com a Rússia, uma medida que inclui um boicote à Copa do Mundo de 2018, como forma de solidariedade ao Reino Unido pelo envenenamento do ex-espião Sergei Skripal e sua filha em território britânico.

"Todos os aliados e parceiros mais próximos da Islândia decidiram tomar medidas contra a Rússia devido ao ataque de Salisbury", escreveu o governo do país em comunicado. O Reino Unido acusa os russos de serem responsáveis pelo envenenamento do ex-espião.

"Entre as medidas tomadas pela Islândia estão a suspensão temporária do diálogo bilateral de mais alto nível com as autoridades russas. Como consequência, os líderes islandeses não irão à Rússia para a Copa do Mundo", completa o comunicado.

A decisão não afeta a participação da Islândia no Mundial.

O Ministério de Relações Exteriores da Islândia afirmou que o embaixador russo em Reykjavik foi convocado antes do anúncio para ser informado da decisão antes da divulgação oficial.

O governo da Islândia disse que o envenenamento é uma "grave violação das leis internacionais" e que resposta da Rússia ao Reino Unido foi insuficiente.