Topo

TAS terá escritórios em Pyeongchang para doping e outro para casos legais

26/01/2018 11h05

Madri, 26 jan (EFE).- O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) abrirá dois escritórios temporários em PyeongChang durante os próximos Jogos Olímpicos de Inverno, um deles para resolver possíveis casos de doping e outro para disputas de assuntos legais.

O TAS, que habilitou pela primeira vez nos Jogos do Rio 2016 um divisão para resolver casos de doping, confirmou nesta sexta-feira que prepara a abertura em PyeongChang de ambos escritórios, que estarão em operação de 30 de janeiro a 25 de fevereiro, bem como os nomes dos juízes atribuídos a cada um.

"A Divisão Ad hoc do TAS permitirá aos participantes dos Jogos de Inverno de PyeongChang 2018 acesso livre aos serviços para resolver disputas em um período de tempo de acordo com o calendário da competição", indicou o TAS em um comunicado.

No mesmo comunicado, assegurou que tantos os presidentes de ambas as divisões como os juízes que as formarão foram selecionados pelo Conselho Internacional de Arbitragem Esportiva (ICAS), corpo independente sob cuja tutela opera o TAS, e que todos "são experientes advogados, juízes ou professores especializados em direito esportivo e arbitragem".

O presidente do escritório que resolverá os possíveis casos de doping será o juiz suíço Ivo Eusebio, acompanhado da eslovena Tjasa Andrée-Prosenc, vice-presidente.

Jens Evald (DIN/NZL), Ken Lalo (ISR), Markus Manninen (FIN), Cameron Myler (USA), Janie Soublière (CAN) e Mark Williams (AUS) são os juízes que comporão a mesma.

O americano Michael Lenard presidirá a divisão responsável de assuntos legais e contará com a ajuda da suíça Corinne Schmidhauser como vice-presidente.

Mohamed Abdel Raouf (EGI), Laurence Boisson de Chazournes (FRA/SUI), John Faylor (GER), Thi My Dung Nguyen (VIE), Jinwon Park (COR), Carol Roberts (CAN), Martin Schimke (GER), Zali Steggall (AUS) e Bernhard Welten (SUI).