Topo

Comitê Olímpico Russo revela que campeões ficarão fora de PyeongChang 2018

23/01/2018 11h55

Moscou, 23 jan (EFE).- O Comitê Olimpico Internacional (COI) decidiu deixar fora dos Jogos Olímpicos de Inverno, que será disputado a partir de 9 de fevereiro em PyeongChang, na Coreia do Sul, diversos atletas da Rússia, conforme divulgou o vice-presidente do comitê do país, Stanislav Pozdniakov, nesta terça-feira.

"Lamentavelmente, na lista que nos apresentaram ontem, estão ausente uma série de destacados esportistas russos, de diferentes modalidades", lamentou o dirigente, em comunicado divulgado à imprensa.

Pozdniakov citou dois medalhistas de ouro nos Jogos de Sochi, há quatro anos, Anton Shipulin, do biatlo, e o sul-coreano naturalizado Viktor An, que venceu três provas da patinação em velocidade, além de Sergey Ustiugov, campeão mundia de esqui nórdico.

"Eles não figuram nas investigações abertas no marco da comissão Oswald. Além disso, nunca estiveram envolvidos em acusações de doping", disse o vice-presidente do Comitê Olímpico Russo.

Segundo Pozdniakov, o trio já teria comprovado estar "limpo", em diversos testes a que foram submetidos. Por causa disso, a entidade nacional enviará carta formal ao COI, pedindo esclarecimento sobre os motivos que afastaram diversos atletas dos Jogos de PyeongChang.

A Federação Russa de Patinação Artística ainda informou que Ksenia Stolbova e Ivan Bukin, dois importantes patinadores do país, estão impedidos de participar do evento. A entidade nacional de hóquei sobre o gelo também apontou que jogadores da seleção receberam veto.

O jornal "Sovetski Sport", citando fontes que optaram pelo anonimato, aponta que o motivo da exclusão dos atletas são os resultados de análise realizada pelo Laboratório Antidoping de Moscou, entre janeiro de 2012 e julho de 2015.

Em 5 de dezembro do último ano, o COI anunciou que, nos Jogos de Inverno, os atletas russos só poderiam participar sob bandeira neutra. A entidade convocou um painel de especialistas para montar a relação do país para PyeongChang.