Topo

Zidane é especialista no clássico contra o Barça e em vencer Valverde

21/12/2017 17h50

Madri, 21 dez (EFE).- À frente de uma equipe pressionada por 12 pontos atrás do rival, o técnico do Real Madrid, Zinedine Zidane, terá que repetir a efetividade que vem tendo diante do Barcelona e em seus duelos com Ernesto Valverde para recolocar os 'Blancos' na briga pelo bicampeonato Espanhol.

Desde que assumiu o comando do Real, em janeiro do ano passado, o treinador francês participou de cinco edições de 'El Clásico' e obteve três vitórias. Já contra Valverde, que dirige o Barça desde julho, levou a melhor em todos os confrontos.

Os grandes duelos transformaram Zidane no segundo técnico mais vencedor da história do clube madrilenho em pouco menos de dois anos. Com o Mundial de Clubes, obtido na semana passada, chegou a oito títulos à frente do Real, cinco apenas neste ano, deixando Vicente del Bosque para trás e igualando Luis Molowny. Apenas Miguel Muñoz, com 14, está à frente.

Na sua busca pelo bicampeonato espanhol, algo que o time de Madri não vê desde 2008, Zidane chega ao clássico como um especialista. Sofreu apenas uma derrota, por 3 a 2, no segundo turno de 'La Liga' passada, o que não impediu a volta olímpica ao final da competição.

Logo em seu primeiro jogo contra o Barça, em 2 de abril de 2016, 'Zizou' derrubou uma invencibilidade de 39 jogos do rival com um triunfo por 2 a 1 no Camp Nou. Com dez jogadores após a expulsão de Sergio Ramos, contou com gol de Cristiano Ronaldo para ficar com uma vitória que serviu de impulso para arrancar rumo aos títulos do Espanhol e da 'Champions'.

Em dez anos, desde Bernd Schuter, não houve, até a chegada de Zidane, um treinador capaz de pontuar em seu primeiro clássico no banco do Real. Juande Ramos, Manuel Pellegrini, José Mourinho, Carlo Ancelotti... Todos foram derrotados.

O seu segundo clássico também foi em Barcelona. Em 3 de dezembro de 2016, o Real Madrid mantinha a distância de seis pontos no seu caminho rumo ao grande desafio da campanha, faturar 'La Liga' após cinco anos. Suárez abriu o placar para a equipe 'blaugrana', mas Sergio Ramos empatou com um de seus gols salvadores.

O balanço total de clássicos dirigidos por Zidane ficou completo com dois grandes triunfos no início da atual temporada, pela Supercopa da Espanha.

Na ida, no Camp Nou, no primeiro jogo do Barça após a saída de Neymar rumo ao Paris Saint-Germain, Cristiano Ronaldo marcou dois gols e garantiu uma vitória por 3 a 1. Na volta, mesmo sem o craque português, suspenso por ter sido expulso na Catalunha, os 'Blancos' fizeram 2 a 0.

Foi o último revés de Valverde como técnico do Barcelona. Desde então, emplacou uma sequência de 24 partidas de invencibilidade. Essas duas derrotas se somam a três sofridas para 'Zizou' quando ainda comandava o Athletic Bilbao.