Topo

Monterrey e Pachuca decidem último título do futebol mexicano em 2017

20/12/2017 15h49

Cidade do México, 20 dez (EFE).- O Monterrey, atual vice-campeão mexicano, enfrentará nesta quinta-feira (hora local) o Pachuca, terceiro colocado no recém-encerrado Campeonato Mundial de Clubes, na decisão da Copa México Apertura.

O último título do ano no futebol do país será disputado no estádio BBVA Bancomer, em Guadalupe. A bola rolará a partir de 1h desta sexta-feira, pelo horário de Brasília.

O Monterrey vem de derrota para o arquirrival Tigres na final do Torneio Apertura do Campeonato Mexicano, que teve contornos de drama para os 'Rayados', que chegaram a empatar fora de casa em 1 a 1, mas caíram em seu estádio por 2 a 1, de virada.

Os dez dias sem partida serviram para acalmar os ânimos, devido a crise que se instalou na equipe. O técnico argentino Antonio Mohammed, inclusive, precisou dizer em entrevista coletiva que não entregou o cargo à diretoria.

O Pachuca, por sua vez, encara a final após alcançar a melhor posição em quatro participações no Mundial, ao terminar no terceiro posto. A equipe passou por Wydad Casablanca, do Marrocos, perdeu para o Grêmio nas semifinais, em duelo que foi para a prorrogação, e, na sequência, superou o Al-Jazira, dos Emirados Árabes.

No campeonato nacional, o time comandado pelo uruguaio Diego Alonso, ainda na "ressaca" do título da Liga dos Campeões da Concacaf, conquistado no primeiro semestre, ficou apenas nas 12ª posição, sem conseguir avançar à fase final.

Na fase inicial do Mexicano, o Pachuca não resistiu ao Monterrey, em visita ao estádio BBVA Bancomer, perdendo por 2 a 0. Os gols dos visitantes foram marcados pelo atacante argentino Rogelio Funes Mori e pelo atacante colombiano Avilés Hurtado.

O campeão da Copa México Apertura, garante um lugar na Supercopa do México, contra o vencedor da Copa México Clausura, que será realizada no primeiro semestre de 2018. O encontro entre os detentores de título, habitualmente, é disputado nos Estados Unidos. EFE

jmrg/bg