Topo

'El Clásico' fecha ano do Campeonato Espanhol após título do Real no Mundial

18/12/2017 11h37

Madri, 18 dez (EFE).- O Campeonato Espanhol encerrará suas atividades do ano de 2017 em grande estilo, com a disputa do clássico entre Real Madrid e Barcelona no estádio Santiago Bernabéu no próximo sábado, uma semana depois de os 'Blancos' terem conquistado o título do Mundial de Clubes em Abu Dhabi.

'El Clásico' será a grande atração da 17ª rodada, que foi diluída ao longo desta semana e começará já nesta terça-feira, com o jogo entre Levante, 15º colocado, e Leganés, 11º. O duelo acontecerá no estádio Ciutat de València.

A bola vai rolar todos os dias até sábado, quando, além do confronto no Bernabéu, ocorrerão outras duas partidas, entre Valencia e Villarreal e entre Deportivo La Coruña e Celta de Vigo, a última do ano.

Quanto ao clássico, por mais que o moral tenha crescido com vitória sobre o Grêmio e a conquista do sexto título mundial, o terceiro desde que a Fifa organiza o torneio, o Real terá pressão maior pela vitória. Não só por jogar em casa, mas por estar cada vez mais distante da luta pelo bicampeonato.

Após 16 rodadas, o Barça lidera a competição com 43 pontos, enquanto a equipe madrilenha aparece em quarto lugar, com 31, embora tenha um jogo a menos, contra o Leganés, remarcado justamente pela disputa nos Emirados Árabes. Entre os dois aparecem o Atlético de Madrid (36 pontos) e o Valencia (34).

Os dois rivais têm, ao menos até agora, seus principais jogadores à disposição. Entre os visitantes, Ernesto Valverde poupou o volante Busquets na goleada sobre o La Coruña por 4 a 0 neste domingo, e a única baixa é o atacante Alcácer, que sofreu uma lesão muscular diante do time galego.

No Real, Zinedine Zidane tem uma semana para recuperar os atletas do cansaço da viagem a Abu Dhabi. No entanto, nenhum deles sofreu contusão.

Restam apenas dois invictos no Espanhol, o Barça e o Atlético de Madrid, que assumiu a vice-liderança ao bater o Alavés no sábado, no Wanda Metropolitano, e ainda contar com uma derrota do Valencia para o Eibar.

Na sexta-feira, no estádio Cornellà-El Prat, os 'Colchoneros' tentarão manter o embalo em jogo contra o Espanyol, que aparece apenas em 16º lugar. Já o Valencia, agora em terceiro, buscará a reabilitação no sábado encarando o Villarreal, sexto, no Mestalla.



Programação da 17ª rodada do Campeonato Espanhol:.



Terça-feira.

Levante - Leganés.

Quarta-feira.

Getafe - Las Palmas.

Real Sociedad - Sevilla.

Quinta-feira.

Eibar - Girona.

Alavés - Málaga.

Sexta-feira.

Betis - Athletic Bilbao.

Espanyol - Atlético de Madrid.

Sábado.

Real Madrid - Barcelona.

Valencia - Villarreal.

Deportivo La Coruña - Celta de Vigo.