Topo

Após quase deixar futebol, Jonas volta como atacante mais eficaz da Europa

18/12/2017 13h13

Carlos García.

Lisboa, 18 dez (EFE).- O atacante Jonas, que há um ano esteve perto de pendurar as chuteiras devido a uma bactéria, voltou em grande estilo e é o jogador com melhor média de gols na Europa, com 18 marcados em 15 partidas pelo Campeonato Português.

Jonas vem sendo o líder da recuperação do Benfica na temporada. Eliminados da Liga dos Campeões com seis derrotas em seis jogos, os 'Encarnados' também começaram mal no Português, mas emplacou uma sequência de nove jogos de invencibilidade, com sete vitórias no período.

Jonas divide a artilharia das ligas nacionais da Europa, que define o prêmio de Chuteira de Ouro da Uefa, com Edinson Cavani, mas o uruguaio tem uma média pior por ter entrado em campo uma vez a mais que o brasileiro.

Os números do camisa 7 benfiquista são superiores, também, aos capitão do Inter de Milão, o argentino Mauro Icardi, que tem média de um gol por partida (17 em 17). Os três estão à frente de Lionel Messi (14 gols em 16 jogos) e Robert Lewandowski (15 gols em 17 jogos).

A história de Jonas passa por sua chegada à Europa pelo Valencia na temporada 2011/2012, clube que depositou confiança no atacante depois de ele ter sido artilheiro do Campeonato Brasileiro com a camisa do Grêmio.

A passagem pela Espanha não foi empolgante, apesar dos 33 gols feitos em três temporadas. No entanto, em Portugal, o atleta de 33 anos decolou e se colocou entre os principais goleadores do Velho Continente. Seu melhor desempenho se deu na temporada 2015/2016, quando balançou as redes 32 vezes e ainda deu 14 assistências.

Porém, os problemas chegaram durante o auge de sua carreira. Em 11 de agosto de 2016, passou por uma cirurgia por uma fratura do astrágalo do pé direito. Para piorar, sofreu uma grave infecção no joelho direito. Em várias entrevistas, o próprio jogador admitiu que temeu por sua carreira esportiva, já que não tinha data para retornar.

O técnico Rui Vitória continuou apostando no brasileiro, que voltou aos gramados no começo deste ano e ainda fechou a campanha 2016/2017 com 13 gols.

Sem se abater, Jonas passa por nova boa fase e, quase na metade da competição, é o artilheiro do Português, além de ter contribuído com seis assistências.

Com contrato até junho de 2019, Jonas já disse que pretende continuar no Benfica. Ele revelou que não pensa em voltar ao Brasil a curto prazo, mas destacou o desejo de no futuro defender o Guarani, clube em que começou a carreira.