Topo

Pego no doping, Chris Froome se diz disposto a colaborar com UCI

13/12/2017 10h21

Londres, 13 dez (EFE).- O ciclista britânico Chris Froome afirmou nesta quarta-feira que está disposto a dar todas as informações que forem necessárias à União Ciclista Internacional (UCI) sobre o uso de uma medicação contra asma durante a Volta da Espanha 2017.

Em comunicado, o tetracampeão do Tour de France afirmou que apresentou "sintomas de asma aguda" na última semana da Volta, por isso aumentou a dosagem do fármaco Salbutamol, dentro dos limites permitidos e sob recomendação médica.

A UCI confirmou hoje que Froome, vencedor da edição deste ano da Volta da Espanha, testou positivo para a substância broncodilatadora.

O ciclista se submeteu a um exame de urina em 7 de setembro, que revelou uma concentração de Salbutamol de 2 mil nanogramas, muito acima do autorizado.

"O uso permitido de dose de Salbutamol pode resultar às vezes em concentrações elevadas na urina, que requerem uma explicação", afirmou o britânico em sua nota.

"A UCI tem toda razão para avaliar os resultados dos testes e, junto com a equipe, vou fornecer todas as informações que forem solicitadas", acrescentou.

A Team Sky, equipe de Froome, especificou que a notificação do exame antidoping não significa que o atleta tenha violado algum regulamento, mas sim que serão solicitados detalhes para determinar as causas da elevada concentração de Salbutamol.

"É bem sabido que tenho asma e conheço exatamente quais são as regras", afirmou o ciclista.

"Uso um inalador para controlar os meus sintomas (sempre dentro dos limites permitidos) e sei com segurança que serei submetido a exames todos os dias que usar a camisa do líder da corrida", ressaltou.

"Minha asma - acrescentou - piorou durante a prova, portanto segui a recomendação do médico de aumentar a dose de Salbutamol. Como sempre, fui cuidadoso para assegurar que não utilizava uma dose maior que a permitida".

Em sua nota, o órgão internacional afirma que a análise da mostra B do ciclista confirmou os resultados.

Froome, de 32 anos, conseguiu neste ano sua primeira vitória na Volta da Espanha, prova em que já tinha chegado três vezes em segundo. No ano passado, o britânico conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio na prova contra-relógio.