Topo

Dortmund vence o Mainz e quebra longo jejum; Leipzig empata com o Wolfsburg

12/12/2017 20h36

Madri, 12 dez (EFE).- Após ter atravessado uma crise que parecia sem fim e levou à demissão do técnico Peter Bosz, o Borussia Dortmund enfim voltou a vencer pelo Campeonato Alemão nesta terça-feira, batendo o Mainz 05 por 2 a 0 fora de casa, em partida válida pela 17ª rodada.

Os 'Aurinegros' vinham de uma semana especialmente ruim, em que deram adeus à Liga dos Campeões sem uma vitória sequer e perderam para o Werder Bremen, até então vice-lanterna da 'Bundesliga', em pleno estádio Signal Iduna Park.

Eram nove partidas apenas empatando ou perdendo, contando todas as competições, e oito rodadas em jejum pelo Alemão. O último triunfo havia ocorrido em 24 de outubro, diante do modesto Magdeburg, pela Copa da Alemanha.

Os maus resultados causaram a saída de Bosz, contratado em julho após ter feito bom trabalho no Ajax. Seu substituto, o austríaco Peter Stöger, estreou nesta terça com o pé direito na Opel Arena.

O Mainz foi melhor no primeiro tempo e inclusive acertou uma bola no travessão, em tentativa de Serdar. Na etapa final, porém, Sokratis abriu o placar para os visitantes, aos dez minutos. Nos instantes finais, aos 44, Kagawa aumentou a vantagem.

A vitória levou o Dortmund de volta à zona de classificação para a próxima Liga dos Campeões, em quarto lugar, com 25 pontos. Já os anfitriões são o último time fora da zona de rebaixamento, em 15º lugar, com 16.

Mesmo sem entrar em campo, o líder Bayern de Munique teve motivos para comemorar, já que abrirá dez pontos de vantagem, indo a 38, caso vença o lanterna Colônia nesta quarta. Isso porque o segundo colocado, o RB Leipzig, não passou de um empate com o Wolfsburg em 1 a 1 na Volkswagen Arena.

Aos 15 minutos da primeira etapa, Verhaegh abriu o placar para os 'Lobos', que contaram com o lateral William, campeão olímpico pela seleção brasileira, entre os titulares. Depois do intervalo, logo aos sete, Halstenberg deixou tudo igual.

O time anfitrião continua brigando na parte de baixo da tabela, mas subiram para a 11ª colocação, com 19 pontos. Já o Leipzig pode cair para terceiro, já que tem apenas dois pontos a mais que o Schalke 04, que amanhã medirá força com o Augsburg em Gelsenkirchen.

Na quinta posição, coms os mesmos 25 pontos do Dortmund, aparece o Eintracht Frankfurt, que bateu o Hamburgo por 2 a 1 no campo do adversário. O campeão europeu de 1983 abre a zona de rebaixamento, em antepenúltimo lugar, com 15 pontos.

Também nesta terça, o Freiburg bateu o Borussia Mönchengladbach por 1 a 0 como mandante e saltou para a 13ª posição, deixando o adversário em sexto.