Topo

Dirigente quer seleção peruana em todas as Copas e que Gareca continue

21/11/2017 14h16

Lima, 21 nov (EFE).- O presidente da Federação Peruana de Futebol, Edwin Oviedo, explicou nesta terça-feira que sua missão consiste em levar a seleção do Peru a todas as edições da Copa do Mundo, após a classificação para 2018, e revelou o desejo de contar com o técnico argentino Ricardo Gareca por mais quatro anos no comando da equipe.

"Já passamos pela primeira etapa, agora queremos que a nossa seleção vá a todos os Mundiais", declarou Oviedo em entrevista ao jornal "El Comercio".

O dirigente afirmou que não é casualidade o convênio assinado com a Igreja Católica peruana para a concessão de um terreno onde serão construídos os campos de futebol que Gareca havia pedido à federação, de modo a contar com um centro de treinamento a longo prazo. Uma reunião de cúpula da Fifa será realizada em março no novo complexo.

Oviedo ressaltou que a logística montada para as partidas de repescagem contra a Nova Zelândia foi importante para conseguir a classificação, o objetivo da federação era que a seleção fizesse os deslocamentos mais curtos e cômodos.

"Contratamos um avião charter moderno 787, queríamos que nada faltasse aos jogadores. Chegamos em 14 horas e voltamos em 11 horas. Eles (neozelandeses) chegaram em quase 30 horas", lembrou.

Sobre o atacante Paolo Guerrero, suspenso preventivamente por 30 dias pela Fifa enquanto é investigado por um suposto doping, Oviedo reiterou que o apoio ao capitão da seleção "é total".

O dirigente peruano declarou que a federação atendeu aos requerimentos dos advogados de Guerrero para exercer a defesa neste caso e disse esperar que tudo seja resolvido o mais rápido possível.

Além disso, confirmou que conversou durante várias horas com a mãe de Guerrero e que também participou da reunião com a nutricionista, que aparentemente indicou ao jogador um chá possivelmente contaminado.

Gareca, Oviedo e outros integrantes da federação peruana viajarão para a Rússia na próxima semana para comparecerem ao sorteio dos grupos da Copa do Mundo, que será realizado no dia 1º de dezembro. EFE

mmr/vnm