Topo

Com vantagem rubro-negra, Fla-Flu decide semifinalista da Sul-Americana

31/10/2017 14h45

Rio de Janeiro, 31 out (EFE).- Flamengo e Fluminense voltam a protagonizar um clássico estadual com dimensão continental para decidir um dos semifinalistas da Copa Sul-Americana nesta quarta-feira, no estádio do Maracanã, em partida que terminará com a classificação rubro-negra em caso de empate.

No jogo de ida das quartas de final, disputado com o mando de campo tricolor no mesmo palco na semana passada, a equipe treinada por Reinaldo Rueda garantiu a vantagem para a segunda partida com uma vitória por 1 a 0, com gol de Everton.

Este será o terceiro clássico consecutivo do Flamengo, que ficou no 0 a 0 com o Vasco pelo Campeonato Brasileiro no último sábado, resultado que mantém o clube na sétima posição do torneio, a última a garantir vaga para a pré-Libertadores.

Para o próximo Fla-Flu, a grande dúvida do técnico colombiano gira em torno do atacante peruano Paolo Guerrero, que desfalcou o time no jogo de ida por conta de uma lesão na coxa direita e ainda não está 100% recuperado. A opção para a posição é Lucas Paquetá.

Além disso, a equipe já tem confirmados os desfalques do zagueiro Réver, que se lesionou na partida de ida, e do colombiano Orlando Berrío, que só voltará a jogar no ano que vem.

Do outro lado, o Fluminense precisa vencer o rival para prosseguir no torneio, feito que ainda não conseguiu neste ano. Nos sete Fla-Flus disputados em 2017, o Flamengo venceu três e os outros quatro terminaram empatados.

Uma vitória do Flu por um gol de diferença levará a partida para os pênaltis, já qualquer outro triunfo tricolor dará a vaga ao time das Laranjeiras por causa dos gols marcados "fora de casa".

A equipe treinada por Abel Braga, que basicamente luta para permanecer na Série A do Campeonato Brasileiro, chega ao clássico após empatar em 1 a 1 com o Bahia em casa no último domingo, resultado que deixa o time com 39 pontos, quatro acima da zona de rebaixamento. O título da Sul-Americana seria o caminho mais crível para uma vaga tricolor na próxima Taça Libertadores.

Em coletiva de imprensa, Abel confirmou o time titular da quarta-feira. A escalação será a mesma utilizada contra o Bahia, com os volantes Douglas e Richard em campo desde o início, enquanto Jefferson Orejuela e Wendel começarão no banco.

Serão desfalques por problemas físicos o zagueiro Henrique e o atacante Robinho. Gum, que recentemente se recuperou de uma longa lesão, não está inscrito na competição.

Quem passar do clássico carioca enfrentará nas semifinais o vencedor do confronto entre Sport e Junior Barranquilla. Os colombianos podem até perder por um gol de diferença devido à vitória por 2 a 0 fora de casa na partida de ida.



Prováveis escalações:.

Flamengo: Diego Alves; Pará, Juan, Rhodolfo e Trauco; Willian Arão, Cuéllar, Diego e Everton Ribeiro; Everton e Guerrero (Lucas Paquetá). Técnico: Reinaldo Rueda.

Fluminense: Diego Cavalieri; Lucas, Renato Chaves, Reginaldo e Marlon; Richard, Douglas, Sornoza e Gustavo Scarpa; Marcos Júnior e Henrique Dourado. Técnico: Abel Braga.

Árbitro: Patricio Loustau (Argentina) auxiliado pelos compatriotas Diego Bonfa e Cristian Navarro.

Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro.