Topo

Márquez chega em 4º na Malásia e jogo de equipe Ducatti impede seu título

29/10/2017 06h57

Sepang (Malásia), 29 out (EFE).- O espanhol Marc Márquez, da Honda, não conseguiu garantir matematicamente o título de campeão mundial de MotoGP no Grande Prêmio da Malásia, disputado neste domingo no circuito de Sepang, após chegar em quarto lugar.

O italiano Andrea Dovizioso venceu a corrida e as ordens da equipe Ducatti com uma frase que ficará famosa "suggested mapping 8" (sugerimos mapa 8) impediram que o espanhol antecipasse o título.

Dovizioso precisava ganhar a corrida para atrasar o título de Márquez e ter alguma chance no GP da Comunidade Valenciana, quando então no painel de comando da moto de seu companheiro de equipe, o espanhol Jorge Lorenzo, apareceu a mensagem "sugerimos mapa oito", em inglês.

Mensagem secreta ou autêntica, o certo é que na última curva da volta 16 Lorenzo, que era líder, escorregou na pista e Dovizioso assumiu a primeira posição, deixando Márquez sem chances de ser matematicamente campeão do mundo.

O engenheiro chefe do Ducati, o italiano Gigi Dall'Igna, o reconheceu logo finalizada a corrida ao assegurar que tinha feito "o que era certo fazer", uma evidência a mais da existência de jogo de equipe.

Márquez teve que se conformar com um quarto lugar. Se Dovizioso chegasse em segundo, o título mundial seria pela quarta vez do espanhol. Agora, o campeonato será decidido em Valência no segundo fim de semana de novembro.

Com a vitória de Dovizioso, a diferença entre líder e vice diminui de 33 para 21 pontos. Com mais 25 a serem disputados em Valência, Marquéz será campeão em casa com o 11º lugar - independente da colocação do italiano.