Topo

Federer vira contra Del Potro e recupera domínio em casa

29/10/2017 15h32

Redação Central, 29 out (EFE).- O suíço Roger Federer fez a alegria da torcida em sua cidade natal ao vencer o argentino Juan Martín del Potro por 2 sets a 1 de virada, com parciais de 6-7(5), 6-4 e 6-3, e conquistar o título do ATP 500 da Basileia pela oitava vez na carreira.

Federer disputou a final do torneio do qual é "anfitrião" pela 13ª ocasião e obteve um troféu que não vinha desde 2015. No ano passado, uma lesão de joelho o impediu de disputar toda a segunda metade da temporada.

De quebra, o ídolo local obteve uma revanche diante do argentino, que o havia derrotado nas quartas de final do US Open e também nas finais de 2012 e 2013 na Basileia. 'Delpo' viva uma sequência de oito vitórias, já que na semana passada foi bicampeão do ATP 250 de Estocolmo.

O suíço ainda embolou a disputa pela liderança do ranking no ano. Faltando o Masters 1000 de Paris e o ATP Finals, que darão 2,5 mil pontos para um tenista caso ele vença as duas competições, o hoje número 2 do mundo está a 1460 pontos do espanhol Rafael Nadal, primeiro colocado. Nenhum deles tem pontos a defender em 2017.

O primeiro set da final teve duas quebras de saque para cada lado e foi decidido no tiebreak, em que Del Potro levou a melhor. No segundo, apenas Federer converteu um break point, o que lhe foi suficiente para vencer por 6-4 e empatar o duelo.

A terceira e decisiva parcial começou com uma quebra de saque a favor do argentino, que, no entanto, não sustentou a vantagem e levou a virada no set e na partida, que durou 2h35min.