Topo

Barcelona visita Athletic pelo Espanhol em retorno de Valverde ao San Mamés

27/10/2017 10h46

Madri, 27 out (EFE).- O Barcelona visita o Athletic Bilbao neste neste sábado, pela décima rodada do Campeonato Espanhol, em uma partida marcada pelo retorno do técnico Ernesto Valverde ao Estádio San Mamés, e observada com atenção por Valencia e Real Madrid, que torcem por um tropeço do rival para se aproximar na tabela.

Valverde chega para enfrentar o clube que comandou por quatro anos, entre 2013 e 2017, antes de ser contratado pelo Barcelona, bastante fortalecido. Sua equipe é lider do Espanhol com 25 pontos, quatro de vantagem para o Valencia e cinco para o Real. Na Liga dos Campeões, os catalães estão na primeira posição do grupo D, com três vitórias em três jogos. Além disso, o Barça já encaminhou a classificação na Copa do Rei após bater o Murcia, por 3 a 0, na partida de ida da fase dezesseis avos de final.

O favoritismo do Barcelona é ampliado pela situação do adversário, agora comandado por José Ángel Ziganda. O Athletic ocupa apenas o 11º lugar do Espanhol, teve um início decepcionante na Liga Europa - dois empates e uma derrota - e também empatou com o modesto Formentera, da terceira divisão, pela Copa do Rei.

Apesar de jogar fora de casa e em um estádio complicado, o Barcelona quer a vitória para manter a ampliar a vantagem sobre os rivais, que também viajam neste fim de semana.

Para a partida, Valverde terá o retorno de Jordi Alba, que ficou duas semanas longe dos gramados com uma sobrecarga muscular. O lateral substitui o francês Lucas Digne.

Também voltam ao time outros seis jogadores que foram poupados na Copa do Rei: Ter Stegen, Umtiti, Busquets, Iniestas, Messi e Suárez.

A única dúvida do técnico está na lateral-direita. Valverde ainda não decidiu se Nelson Semedo ou Sergi Roberto iniciam o jogo.

Já o Valencia, grande revelação da temporada, abre a décima rodada contra o Alavés, vice-lanterna do Espanhol, fora de casa. Já o atual campeão, Real Madrid, busca a quinta vitória no torneio contra o Girona, recém-promovido à elite do futebol do país.

O técnico do Real, Zinedine Zidane, começou a preparar a equipe para o jogo de domingo nesta sexta-feira. Gareth Bale, Mateo Kovacic, Dani Carvajal e Keylor Navas treinaram a parte, seguindo o processo de recuperação. O atacante galês, no entanto, chegou a treinar sozinho no gramado e inclusive fez atividade com bola.

Já o Atlético de Madrid tem um duelo complicado no Wanda Metropolitano. Na quarta posição do Espanhol, com 19 pontos, a seis do Barcelona, os comandandos de Diego Simeone enfrentam o Villarreal, sexto colocado, com 16.

Os dois times, no entanto, vêm de resultados ruins na Copa do Rei. O Atlético empatou com o Eibar, por 1 a 1. E o 'Submarino Amarelo' perdeu para o Ponferradina, por 1 a 0.



Programação da 10ª rodada do Campeonato Espanhol.

Sábado.

Alavés - Valencia.

Atlético de Madrid - Villarreal.

Athletic Bilbao - Barcelona.

Sevilla - Leganés.

Domingo.

Getafe - Real Sociedad.

Girona - Real Madrid.

Eibar- Levante.

Málaga - Celta de Vigo.

Segunda-feira.

Espanyol - Betis.

Las Palmas - Deportivo La Coruña.