Topo

Tite convoca seleção sem surpresas para amistosos com Japão e Inglaterra

20/10/2017 11h30

Rio de Janeiro, 20 out (EFE).- A seleção brasileira foi convocada sem surpresas para amistosos contra Japão e Inglaterra, no próximo mês, em lista que conta com 25 nomes, todos já anteriormente chamados por Tite, entre eles, Diego, do Flamengo, e Diego Souza, do Sport Recife.

O comandante abriu o anúncio dos jogadores o definindo como de "oportunidade", aumentando o indício de chances a novos atletas como o volante Jorginho, do Napoli, o atacante Richarlison, do Watford, entre outros, que foram especulados nos últimos dias.

Logo depois, no início da entrevista coletiva, o próprio Tite deixou claro que o grupo da Copa do Mundo já está muito perto de ser formado, embora admita que há jogadores ganhando espaço, como o lateral-esquerdo Alex Sandro, da Juventus, que está entre os 25 anunciados hoje.

"A realidade é diferente do que queremos que fosse. Tenho que trabalhar com o real, não o imaginário e o que eu queria que fosse. Não dá para dar oportunidades a todos. Se busca uma amostragem para o atleta mostrar seu potencial", admitiu o técnico.

Entre os nomes habituais da lista anunciada hoje, estão o goleiro Alisson, os laterais Marcelo e Daniel Alves, os zagueiros Marquinhos e Miranda, os volantes Casemiro e Paulinho, os meias Renato Augusto e Philippe Coutinho e os atacantes Neymar e Gabriel Jesus, que formam a base da seleção.

Sobre Diego, do Flamengo, que foi cortado da última convocação por lesão muscular, Tite destacou a característica do jogador, de jogador dominante no setor de meio, com capacidade para o combate aos adversários e o apoio ao ataque.

"Vem para jogar de área a área, não como no Flamengo, e eu vejo ele nestas condições. Menos pelos gols, que são circunstanciais, e mais de ações e a virtude para jogar como articulador box-to-box", disse o técnico, em referência ao jogador ter marcado duas vezes na vitória do Rubro-Negro sobre o Bahia por 4 a 1, pelo Brasileirão.

Com relação a Diego Souza, do Sport Recife, o comandante fez a comparação com Diego Tardelli, do Shandong Luneng, da China, que integrou a última lista de convocados, para jogos contra Bolívia e Chile, pelas rodadas derradeiras das Eliminatórias para a Copa.

"É um jogador da bola área, da retenção, da qualidade individual. Tardelli é de mais mobilidade. Estamos acompanhando todos esses e vai ter esse acompanhamento até o final", garantiu o técnico.

Esta é a penúltima lista de jogadores anunciada pelo comandante da seleção antes da Copa do Mundo de 2018. Tite ainda fará nova relação para os jogos contra a Rússia e Alemanha, que acontecerão, respectivamente, em 23 e 27 de março do próximo ano.

Os pentacampeões entrarão em campo, pela primeira vez após o fim das Eliminatórias, em que terminaram como líderes, para enfrentar o Japão, no dia 10 de novembro, no estádio Pierre-Mauroy, em Lille, na França. Quatro dias depois, a seleção duelará com a Inglaterra, no Estádio de Wembley.



Confira os convocados para defender a seleção brasileira nos amistosos contra Japão e Inglaterra:.



Goleiros:

Alisson (Roma-ITA), Cássio (Corinthians) e Ederson (Manchester City-ING).

Defensores: Daniel Alves, Marquinhos e Thiago Silva (Paris Saint-Germain-FRA), Danilo (Manchester City-ING), Alex Sandro (Juventus-ITA), Marcelo (Real Madrid-ESP), Jemerson (Monaco) e Miranda (Inter de Milão-ITA).

Meias: Casemiro (Real Madrid-ESP), Diego (Flamengo), Fernandinho (Manchester City-ING), Giuliano (Fenerbahçe-TUR), Paulinho (Barcelona-ESP), Philippe Coutinho (Liverpool-ING), Renato Augusto (Beijing Guoan-CHN) e Willian (Chelsea-ING).

Atacantes: Diego Souza (Sport Recife), Douglas Costa (Juventus-ITA), Gabriel Jesus (Manchester City-FRA), Neymar (Barcelona-ESP), Roberto Firmino (Liverpool-ING) e Taison (Shakhtar Donetsk-UCR).