Topo

Nadal desiste do ATP 500 da Basileia e pode ver vantagem no ranking diminuir

17/10/2017 15h51

Redação Central, 17 out (EFE).- O espanhol Rafael Nadal anunciou nesta terça-feira que está fora do ATP 500 da Basileia (Suíça) e com isso pode ver sua vantagem na liderança do ranking mundial ser reduzida pelo suíço Roger Federer, número 2 do mundo e heptacampeão do torneio, disputado em quadra coberta.

Nadal alegou ter sofrido uma "carga de stress" no joelho direito durante o Masters 1000 de Xangai, em cuja final foi derrotado pelo próprio Federer pela quinta vez seguida, a quarta em quatro confrontos neste ano.

"Tristemente tenho que dizer a vocês que não participarei do torneio da Basileia, após consultar meu médico na Espanha em meu retorno da Basileia. Tenho uma carga de stress no joelho, problema que eu já tinha durante o torneio de Xangai, e, aconselhado por meu médico, vou precisar de um tempo de repouso", escreveu o espanhol nas redes sociais.

"Após duas semanas muito boas na China, com o título de Pequim e a final em Xangai, agora é tempo para descansar", acrescentou o número 1 do mundo, que disputou 75 partidas em 2017 e nos últimos 13 dias jogou dez vezes, todas em quadra dura.

O 'Touro Miúra' lidera o ranking com 10.465 pontos, 1.960 de vantagem para Federer. Como não disputou o torneio em casa no ano passado, caso conquiste o octocampeonato, o suíço ficará a 1.460 do topo, faltando ainda o Master 1000 de Paris e o ATP Finals, que, juntos, distribuem 2,5 mil pontos.