Topo

Viñales é pole em Aragón, em treino que Rossi surpreende e fica em 3º

23/09/2017 15h37

Alcañiz (Espanha), 23 set (EFE).- O espanhol Maverick Viñales, da Yamaha, cravou neste sábado a pole position do Grande Prêmio de Aragón, na Espanha, de MotoGP, em dia que o grande destaque foi o italiano Valentino Rossi, da mesma equipe, que, 23 dias após sofrer duas fraturas na perna direita, conseguiu o terceiro lugar.

O terceiro colocado na temporada cravou melhor volta em 1min47s635, assegurando a primeira colocação. Na reta final da sessão, o dono da moto 25 até se viu ameaçado pelo espanhol Marc Márquez, da Honda, que, no entanto, sofreu queda, e só conseguiu alcançar a quinta colocação.

Rossi, no dia 31 de agosto, sofreu queda durante treino com moto de enduro em Tavullia, na Itália, fraturando tíbia e fíbula da perna direita, passando por operação no dia seguinte. Inicialmente, chegou a ser cogitada a possibilidade de o italiano ficar fora da temporada.

Liberado pelos médicos, o italiano foi para a pista e conseguiu alcançar a terceira posição, com o tempo de 1min47s815, ficando atrás também do espanhol Jorge Lorenzo, da Ducati, que terminou em segundo, com marca de 1min47s735.

O italiano Andrea Dovizioso, também da Ducati, vice-líder do campeonato, conseguiu apenas o sétimo melhor tempo, com isso, largará apenas na terceira fila, bem atrás dos principais concorrentes na disputa do título.

Na Moto2, o dia foi de reviravolta para a definição do pole, já que o português Miguel Oliveira, da Red Bull KTM Ajo, que pulou para a ponta na reta final da sessão, mas teve a volta cancelada pelos fiscais de prova, o que o tirou da sessão.

Já depois da bandeira quadriculada, os fiscais perceberam que a melhor volta do piloto, em 1min53s736, havia sido obtida mais cedo, por isso, a primeira colocação estava confirmada. Logo atrás, ficou o italiano Mattia Pasini, da Italtrans Kalex, seguido pelo espanhol Alex Márquez, da Marc VDS Kalex.

Líder do campeonato da Moto2, o ítalo-brasileiro Franco Morbidelli, também da Marc VDS Kalex, conseguiu a quarta colocação, ao marcar o tempo de 1min53s841. Segundo na tabela, o suíço Thomas Luthi, da Intervetten Kalex, sairá no sétimo posto, apenas.

Já na Moto3, o espanhol Jorge Martin, da Gresini Honda, largará na primeira colocação, ao marcar o tempo de 1min58s067. Primeiro na classificação, o também espanhol Joan Mir, da Leopard Honda, conseguiu apenas a sexta melhor marca no dia.