Topo

Eurobasket começa com peso menor, sem vagas para Mundial e Espanha favorita

30/08/2017 19h21

Redação Central, 30 ago (EFE).- O Campeonato Europeu masculino de seleções de basquete, mais conhecido como Eurobasket, terá início nesta quinta-feira e será a primeira edição após mudanças que, de certa forma, tiraram o peso da competição, que reúne muitos jogadores que atuam na NBA.

O torneio, que neste ano tem como sedes Finlândia, Israel, Romênia e Turquia, será realizado a partir de agora a cada quatro anos. Além disso, não haverá mais distribuição, aos melhores colocados, de vagas no Campeonato Mundial, já que foram criadas eliminatórias continentais.

Atual campeã, a Espanha está no grupo C e chega com mais destaques entre jogadores que disputam a NBA, como o ala-pivô Pau Gasol e o irmão Marc, o armador Ricky Rubio, além de Álex Abrines e os também irmãos Juan e Willy Hernangómez. Devido ao elenco forte e bem entrosado, é apontada como principal favorita ao título.

A Croácia é outra seleção bem cotada, especialmente pela presença do ala Bojan Bogdanovic e do ala-pivô Dario Saric, um dos três melhores novatos da última temporada da NBA, graças às boas atuações no Philadelphia 76ers.

Outros nomes de peso na competição são o armador esloveno Goran Dragic, o pivô letão Kristaps Porzingis e o pivô lituano Jonas Valanciunas. Por outro lado, estão fora o grego Giannis Antetokounmpo, o sérvio Milos Teodosic, o francês Nicolas Batum e o lituano Domantas Sabonis.

A primeira fase do Eurobasket é composta por quatro grupos de seis seleções. Os quatro primeiros colocados da cada chave avançam às oitavas de final. A partir daí, o torneio passa a ser eliminatório, até a decisão, no dia 17 de setembro, na Sinan Erdem Dome, em Istambul, na Turquia.

O maior campeão da competição é a extinta União Soviética, com 14 títulos, o último em 1985. Logo atrás aparece outro país que não existe mais, a Iugoslávia. Em terceiro estão a Espanha, com os títulos de 2009, 2011 e 2015, e a Lituânia, vencedora em 1937, 1939 e 2003.



Confira os grupos do Campeonato Europeu masculino de basquete.



Grupo A (Sede: Helsinque, Finlândia).

Eslovênia.

Finlândia.

França.

Grécia.

Islândia.

Polônia.



Grupo B (Sede: Tel Aviv, Israel).

Alemanha.

Geórgia.

Israel.

Itália.

Lituânia.

Ucrânia.



Grupo C (Sede: Cluj-Napoca, Romênia).

Croácia.

Espanha.

Hungria.

Montenegro.

República Tcheca.

Romênia.



Grupo D (Sede: Istambul, Turquia).

Bélgica.

Grã-Bretanha.

Letônia.

Rússia.

Sérvia.

Turquia.