Topo

City Football Group e irmão de Josep Guardiola compram 88,6% do Girona

23/08/2017 16h10

Londres/Girona (Espanha), 23 ago (EFE).- O City Football Group, dono de equipes como o Manchester City e o New York City, e o Girona Football Group, empresa da qual Pere Guardiola, irmão de Josep Guardiola, é proprietário e diretor executivo, acertaram nesta quarta-feira a compra de 88,6% do conjunto de ações do Girona Futbol Club, da primeira divisão espanhola.

Os dois grupos adquiriram 44,3% cada, enquanto os 11,4% restantes continuam nas mãos de acionistas minoritários. Isso evita conflitos com a Uefa caso as duas equipes se classifiquem para a mesma competição continental.

Com o acordo, o City e Pere Guardiola substituem a TVSE Fútbol, empresa controlada por dois ex-diretores do Canal Plus, Jean-Louis Dutaret e Samir Boudjemaa, que obteve 88,5% da agremiação em 2015.

O anúncio do acordo, que já foi ratificado pelo Conselho superior de Esportes da Espanha, fio feito através de um comunicado e um vídeo que o clube de catalão publicou em suas redes sociais.

"O Girona poderá se beneficiar dos conhecimentos e a contrastada experiência do City Football Group, bem como de sua extensa rede de infraestrutura, equipes técnicas, captação de talentos, desenvolvimento de jovens jogadores e liderança esportiva, juntamente com seus meios globais, o marketing e o potencial comercial do grupo", afirmou o clube na nota.

No vídeo postado junto com o comunicado, há pronunciamentos de três dos protagonistas do acordo: Delfí Geli, presidente do clube 'rojiblanco', Ferran Soriano, diretor executivo do Manchester City, e Pere Guardiola.

"Estamos encantados de poder confirmar o novo investimento por parte do City Football Group e do Girona Football Group. Os dois sócios demonstraram uma trajetória de sucesso e podem contribuir com um conhecimento e um apoio de valor incalculável para continuar com o duro trabalho que tanto sucesso nos deu nos últimos anos, assim como para estabelecer os alicerces que nos permitam lograr o nosso objetivo de nos consolidarmos como um clube do nível máximo", comemorou Geli.

Outro dos beneficiados pelo convênio é o próprio Manchester City, cujo técnico, Josep Guardiola, já havia falado que seria importante para o City Football Group contar com uma equipe na primeira divisão da Espanha.

Com a compra do pacote de ações, uma parceria que já era notória deverá se tornar mais forte. Atualmente, o Girona conta com cinco atletas emprestados pelo clube inglês, entre eles o volante Douglas, ex-Vasco.

As duas equipes se enfrentaram pelo Troféu Costa Brava, torneio amistoso disputado no último dia 15, na Catalunha, com vitória dos donos da casa por 1 a 0. Além disso, pela segunda temporada seguida, o segundo uniforme do time espanhol é azul celeste, como a camisa principal dos 'Citizens'.