Topo

Cazaquistão revive jogo tradicional com disputa de Campeonato Mundial

21/08/2017 14h57

Astana, 21 ago (EFE).- O primeiro Campeonato Mundial de kokpar, competição disputada com participantes montados em cavalos, que é muito popular na Ásia Central, começou nesta segunda-feira em Astana, capital do Cazaquistão.

Mais de 300 competidores, provenientes do país anfitrião, também de Quirguistão, Uzbequistão, Mongólia, Tadjiquistão, Azerbaijão, Rússia, Hungria, Turquia, Estados Unidos, China e Afeganistão, fizeram parte do torneio que acontecerá até o próximo dia 28, no Hipódromo de Kazanat.

O presidente do Comitê de Esportes do Cazaquistão, Elsiyar Kanagatov, afirmou que o torneio terá uma forte influência no esporte do país.

"O Campeonato Mundial de kokpar deverá dar um bom impulso ao desenvolvimento dos esportes nacionais. A equipe americana participará aqui, pela primeira vez de um torneio de kokpar", disse o dirigente, durante a cerimônia de abertura da competição.

O capitão dos "cowboys americanos", que vêm do estado do Wyoming, Creed Garnik, garantiu que é uma honra para a equipe participar pela primeira vez da disputa.

"Acredito que o kokpar será para nós uma língua comum: a da amizade e do amor", afirmou.

O representante americano ainda destacou que a cultura do Cazaquistão e a dos Estados Unidos estão ligadas, pela importância dada aos cavalos.

"Ficamos impressionados pela preparação dos animais cazaques, desde o nascimento são preparados para este jogo. Nos Estados Unidos temos os rodeios, que podem ser comparados ao kokpar", explicou Garnik.

"Viemos aqui para mostrar o muito que há em comum entre as nossas culturas, no que diz respeito aos cavalos. Viemos aqui para mostrar nosso interesse, nosso respeito pela cultura e para nos divertir", afirmou outro americano, Nicholas Beck.

O kokpar é um dos esportes mais populares da Ásia Central, é uma mistura de corrida de cavalos, luta e um jogo similar ao polo, em que se joga com um boneco de borracha que representa uma cabra, ao invés de uma bola.

O "corpo" do animal deve ser capturado e lançado em direção ao gol da equipe adversária.

Durante os jogos realizados hoje, o Cazaquistão estreou vencendo o Afeganistão, a Turquia derrotou os Estados Unidos, o Tadjiquistão superou o Uzbequistão, e a China bateu o Azerbaijão, que perdeu por WO.

O torneio foi organizado pela Associação de Esportes Tradicionais das Nações Turcas, como parte da Expo Astana 2017.

Durante a abertura da competição internacional, o Cazaquistão realizou uma mostra da cultura do país, com a realização de uma disputa de luta livre a cavalo e uma apresentação musical.

O prêmio para a equipe vencedora do Mundial de kokpar é de 10 milhões de tengue (R$ 94,3 mil).

A Expo Astana 2017 é um evento que procura refletir sobre a importância de se avançar para um sistema energético mundial cada vez mais baseada em fontes renováveis, e acontece de 10 de setembro na capital do Cazaquistão.