Topo

Etiene Medeiros conquista ouro histórico no Mundial de Esportes Aquáticos

27/07/2017 15h34

Budapeste, 27 jul (EFE).- Etiene Medeiros fez história nesta quinta-feira no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, disputado em Budapeste, na Hungria, ao vencer os 50m costas, se tornando a primeira representante feminina da natação do Brasil a ser campeã do mundo em piscina longa.

Hoje, a pernambucana, de 26 anos, desbancou a chinesa Yuanhui Fu, que a superou há dois anos, na edição de Kazan, na Rússia, para garantir o segundo ouro do país nesta edição da competição, depois do conquistado por Ana Marcela Cunha na maratona aquática de 25 quilômetros.

Há dois anos, Etiene travou duelo com Fu, com roteiro semelhante ao desta edição do Mundial, com a chinesa liderando as eliminatórias e a brasileira ficando na frente nas semifinais. Porém, naquela decisão em Kazan, a oriental faturou o ouro com o tempo de 27s11, 15 centésimos à frente da brasileira.

Bicampeã mundial da prova em piscina curta, hoje Etiene levou a melhor em mais um acirrado duelo, desta vez com 27s14, novo recorde sul-americano. A diferença para Fu, que nadou a distância em 27s15, foi de apenas um centésimo, exatamente como havia acontecido na fase anterior da competição, ontem à tarde.

A prata alcançada em Kazan, há dois anos, já havia colocado o nome de Etiene na história da natação brasileira, já que era a primeira de uma nadadora do país, em Mundiais de piscina longa. Além disso, também em 2015, a pernambucana conquistou o ouro inédito para a natação brasileira em Jogos Pan-Americanos.

A medalha de bronze nesta quinta ficou com a bielorrusa Aliaksandra Herasimenia, que fez a marca de 27s23, novo recorde europeu da prova.

Outro nadador do Brasil a cair na piscina em finais na tarde desta quinta-feira foi Marcelo Chierighini, que terminou na quinta posição na prova dos 100 metros livre, que foi vencida pelo americano Caeleb Dressel, que levou a melhor com o tempo de 47s17.

O nadador paulista, de Itu, repetiu a melhor marca da carreira, fechando a disputa com o tempo de 48s11, que já havia alcançado outras duas vezes. Além disso, igualou a quinta posição que obteve há dois anos, no Mundial de Kazan, na Rússia.

Dressel, que não havia liderado nem eliminatórias, nem semifinais, liderou dobradinha, já que a prata ficou com o também americano Nathan Adrian, que fez o tempo de 47s87. O bronze ficou com o francês Mehdy Metella, com 47s89.

Já Léo de Deus melhorou o desempenho com relação às eliminatórias, mas não conseguiu avançar nas semifinais dos 200m costas. O sul-matogrossense, que havia feito 1min58s33 mais cedo, conquistando a 15ª posição, nadou em 1min57s89, terminando em 11º.

O mais rápido da classificatória para a final foi o chinês Jiayu Xu, com 1min54s79, apenas 14 centésimos mais rápido que o americano Ryan Murphy, que saiu mais cedo da água como líder das eliminatórias.

Nos 200 metros borboleta, a espanhola Mireia Belmonte deu mais uma demonstração de domímio, já que entrou na água como campeã olímpica e europeia, e hoje conquistou o título mundial, com o tempo de 2min05s26. A alemã Franziska Hentke ficou com a prata, e a húngara Katinka Hosszu com o bronze.

O americano Chase Kalisz levou a melhor nos 200 metros medley, com o tempo de 1min55s56, no oitavo ouro consecutivo dos EUA na competição, após três vitórias de Michael Phelps e quatro de Ryan Lochte. O japonês Kosuke Hagino chegou em segundo, seguido pelo chinês Wang Shun.

No revezamento 4x200m livre, outro show dos Estados Unidos, com o time formado por Leah Smith, Mallory Comerford, Melanie Margalis e Katie Ledecky vencendo ao cravar 7min43s39, ficando quase um segundo e meio na frente da equipe da China. O bronze na prova foi para a Austrália.