Topo

América do Sul comemora 150 anos de sua primeira partida de futebol

Pioneirismo da Buenos Aires English High School inspirou a formação do Alumni (foto) no fim do século XIX; cores da equipe inspiraram times como Estudiantes de la Plata, o Instituto de Córdoba e o Unión de Santa Fe - Creative Commons
Pioneirismo da Buenos Aires English High School inspirou a formação do Alumni (foto) no fim do século XIX; cores da equipe inspiraram times como Estudiantes de la Plata, o Instituto de Córdoba e o Unión de Santa Fe Imagem: Creative Commons

20/06/2017 17h22

No dia 20 de junho de 1867, sete anos antes do nascimento de Charles Miller, "pai" do futebol no Brasil, 16 jogadores se reuniram no bairro de Palermo, em Buenos Aires, para disputar o primeiro jogo deste esporte na América do Sul, que completa nesta terça-feira 150 anos.

"A convocação foi feita para as 12h30, e desta vez o tempo ajudou. No entanto, surgiu um novo inconveniente: vários dos que tinham se comprometido a participar desistiram de última hora devido à surpreendente quantidade de público que foi a Palermo", lembrou nesta terça-feira (20) o jornal "La Nación".

Naquele jogo, que durou cerca de duas horas, os times se diferenciaram pela cor das boinas: brancas de um lado, com Walter Heald como capitão, e vermelhas do outro, liderado por Tomas Hogg.

O resultado terminou com a vitória da equipe "vermelha" por 4 a 0 no campo do Buenos Aires Cricket Club, onde hoje fica o Planetário Galileo Galilei.

A partida, que teve ingleses nos dois times, não contou com 22 jogadores porque alguns sentiram vergonha de correr atrás de uma bola na frente de muitas pessoas.

Jorge Iwanczuk, autor do livro Historia del fútbol 'amateur' en la Argentina, fez um resumo do jogo em uma reportagem publicada pelo jornal Clarín.

"Os golpes nas canelas dos rivais, furadas na tentativa de acertar a bola e mais de uma bolada devem ter sido muito comuns naquela fria tarde. Obviamente, houve muita vontade e pouca organização. Em técnica, nem se fala", afirmou.

Após se passarem 30 anos daquela partida, ex-alunos da Buenos Aires English High School formaram uma equipe a qual chamaram Alumni, que foi a primeira grande campeã do futebol argentino no começo do século XX e herdou as cores vermelha e branca das boinas do jogo de 1867.

Anos depois, o Estudiantes de la Plata, o Instituto de Córdoba e o Unión de Santa Fe, em homenagem ao Alumni, também adotaram as mesmas cores. Já o River Plate, que também as utiliza, deve suas cores à bandeira da cidade de Gênova.