Topo

Isinbayeva deixa chefia do Comitê de Controle da Agência Antidoping Russa

31/05/2017 10h01

Moscou, 31 mai (EFE).- A russa Yelena Isinbayeva renunciou nesta quarta-feira a função de presidente do Comitê de Controle da Agência Antidoping Russa (RUSADA), órgão que foi suspenso há dois anos, por conivência com o sistema estatal de doping.

"Foi uma grande experiência. Estou satisfeita por ter cumprido com minha missão. Sigo como membro do comitê. Simplesmente, cedo o posto para o novo presidente. Não importa quem seja, o importante é que siga trabalhando pelo restabelecimento da RUSADA", disse a ex-saltadora, em entrevista coletiva.

Isinbayeva se aposentou no ano passado, por não ter sido autorizada a disputar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, devido a suspensão da federação de atletismo do país, em decorrência do escândalo de doping denunciado pelo Relatório McLaren.

"A RUSADA, agora, poderá realizar exames em atletas de maneira autônoma. Meu objetivo foi alcançado", garantiu a ex-atleta, que garantiu que em junho "haverá boas notícias.

Recentemente, a Agência Mundial Antidoping (WADA) garantiu que, para o pleno restabelecimento, a RUSADA deve cumprir vários critérios, um deles era a renúncia da recordista mundial do salto com vara.

A WADA ainda apontou que os dirigente da agência russa não poderiam ser dependentes de outras entidades esportivas. No caso, Isinbayeva foi proposta como presidente pelo Comitê Olímpico Russo, de que é membro.

Membro da Comissão de Atletas do COI, a ex-saltadora é uma das candidatas à presidência da Federação Russa de Atletismo.