Topo

Ernesto Valverde será o novo técnico do Barcelona

29/05/2017 15h05

Barcelona, 29 mai (EFE).- O espanhol Ernesto Valverde, que dirigiu o Athletic Bilbao nas quatro últimas temporadas, será o novo técnico do Barcelona, confirmou nesta segunda-feira o presidente do clube catalão, Josep Maria Bartomeu.

Valverde, de 53 anos, será o substituto de Luis Enrique, que no começo do ano disse que deixaria o Barça neste mês, chegará junto com o auxiliar Jon Aspiazu e o preparador físico José Antonio Pozanco.

Bartomeu agradeceu a "excelente contribuição" de Luis Enrique nos três anos à frente do time catalão e disse que as portas do Barcelona continuarão abertas ao técnico.

Nascido em Viandar de la Vera, na província de Cáceres, iniciou a carreira como auxiliar técnico no Athletic Bilbao (2001/2003). Depois, treinou o Athletic B (2002/2003), o próprio Athletic (2003/2005), Espanyol (2006/2008), Olympiacos (2008/2009), Villarreal (2009/2010), Olympiacos (2010/2012), Valencia (2012/2013) e Athletic (2013/2017).

"O Barça é um clube muito exigente e sempre buscamos a excelência. Não podemos classificar essa temporada de excelente, nem a direção nem os jogadores estão satisfeitos com o obtido", disse o presidente do clube.

Bartomeu revelou que se reuniu com a comissão técnica e que Robert Fernández, responsável pela direção técnica, fez a sugestão da contratação de Valverde, que foi levado ao restante dos diretores em encontro realizado posteriormente.

"Já falei hoje com Valverde. Está muito contente. Acreditamos que seu estilo, sua maneira de trabalhar e sua filosofia futebolística se adequam à nossa. Ele tem uma alta capacidade de trabalho e de aplicação de novas tecnologias nos treinos e partidas", disse Bartomeu, que revelou que o clube já tinha pensado em contratar o técnico em outras oportunidades.

O presidente do Barcelona afirmou que procurava um técnico com o perfil do time, que goste de trabalhar com as categorias de base. Bartomeu afirmou que Valverde tem conhecimento e experiência na gestão de equipe e uma filosofia próxima à do clube.

Valverde vai ser apresentado na próxima quinta-feira. Segundo Bartomeu, o único nome cogitado pelo clube foi o do técnico.

"Robert Fernandéz propôs apenas um nome e todos estávamos de acordo", revelou o dirigente.

Perguntado se Valverde sabia anteriormente da proposta e se o Barcelona estava preparado para receber uma resposta negativa, Bartomeu disse que pessoas próximas ao técnico e seu agente sabiam do interesse do clube.

"Pessoalmente não (conversamos). Por respeito ao seu trabalho até o fim da temporada e também ao nosso treinador, que jogaria a final da Copa do Rei", afirmou Bartomeu.