Topo

Xerpa de 47 anos escala o Everest pela 21ª vez e iguala recorde

Roberto Schmidt/AFP
Imagem: Roberto Schmidt/AFP

27/05/2017 07h44

Um alpinista da etnia xerpa igualou o recorde de escaladas ao ponto mais alto do mundo, o Monte Everest, ao chegar ao topo da montanha pela 21ª vez, o que já havia sido feito por outras duas pessoas.

Kami Rita Sherpa, de 47 anos, chegou ao cume do Everest às 8h15 deste sábado (hora local; 23h30 de sexta-feira em Brasília), guiando um grupo de alpinistas até o último dos 8.848 metros da montanha, informou Jiban Ghimire, diretor da agência Shangri-la el Nepal Trek, encarregada da expedição.

"Ele já desceu ao campo 4, cerca de 7.950 metros após chegar ao topo", comentou, ao acrescentar que o novo recordista liderava um grupo com cinco americanos e um australiano. Ghimire afirmou que uma equipe com Kami Rita tinha saído para o cume na noite de sexta-feira aproveitando o tempo favorável.

De acordo com o Departamento de Turismo do Nepal, Appa Sherpa e Phurba Tashi Sherpa, ambos guias e pertencentes à etnia xerpa, que habita na cordilheira do Himalaia, subiram 21 vezes cada um o Everest, a maior parte delas como guias.

"Agora, Kami Rita se tornou o terceiro a alcançar o recorde", comentou à Agência Efe o secretário do Departamento de Turismo, Gyanendra Shrestha, ao adiantar que o governo reconhecerá a marca.

O recorde chega após vários dias de notícias muito negativas com a morte de pelo menos dez pessoas em diversos incidentes enquanto tentavam subir o Everest durante o último mês.

Shrestha disse que 250 das 371 pessoas que adquiriram a licença para subir o Everest neste ano conseguiram chegar ao topo da montanha.