Topo

Gil de Ferrán diz que Alonso tem chances de vencer 500 Milhas

26/05/2017 18h14

Indianápolis (EUA), 26 mai (EFE).- O ex-piloto Gil de Ferran, conselheiro do espanhol Fernando Alonso nas 500 Milhas de Indianápolis, afirmou nesta sexta-feira que o bicampeão de Fórmula 1 tem chances de, logo na estreia, vencer a tradicional prova do automobilismo americano, que será disputada no domingo.

"Alonso tem chances de vencer. Ele foi muito bem nos treinos, seja correndo sozinho ou com tráfego, e foi melhorando a cada dia. Além disso, a equipe está bem preparada, e os engenheiros fizeram um grande trabalho com o carro", comentou o brasileiro, que foi o primeiro colocado da Indy 500 em 2003.

De Ferran destacou que Alonso se concentrou bastante nas atividades de pista e se esforçou ao máximo no treino desta sexta-feira, o último antes da corrida, mas lembrou que um bom resultado depende de vários fatores.

"Há muitos elementos que estão fora do nosso controle, além das situações de estratégia e os pit-stops. O importante é que Alonso está guiando muito bem e se adaptou muito bem a cada nova situação que enfrentou. No treino de classificação ele foi perfeito", considerou.

Na visão do campeão da Fórmula Indy, Alonso está preparado para uma corrida dura, talvez uma das mais exigentes da carreira, e se dedicou para isso durante as últimas duas semanas.

"No treino de classificação, é só o piloto e o carro, que tem pouca firmeza. É muito leve e difícil de conduzir. Além disso, o equilíbrio muda constantemente porque os pneus vão se desgastando. É como conduzir no gelo a 230 milhas por hora, mas na corrida é muito diferente", analisou De Ferran, que enalteceu a força mental do espanhol e o envolvimento com todos os aspectos de uma corrida.

"Fernando gosta de cuidar de tudo até os mínimos detalhes, o carro, a estratégia, os engenheiros... É uma parte do trabalho da qual desfruta enormemente, e eu também. Quero saber tudo e leva quem está ao redor ao limite", disse.

"Quando se tem um piloto completamente comprometido com o sucesso, o nível dos demais na equipe sobe como espuma", acrescentou.