Topo

Tigres e Chivas iniciam decisão do Clausura do Campeonato Mexicano

24/05/2017 17h46

Cidade do México, 24 mai (EFE).- Tigres e Chivas Guadalajara abrem nesta quinta-feira, no estádio Universitário de Nuevo León, a decisão do Torneio Clausura do Campeonato Mexicano, que acontecerá em duas partidas, com a volta sendo realizada no domingo.

Campeão do Apertura, no segundo semestre do ano passado, o time do técnico Ricardo Ferretti, anfitrião desta primeira partida, tenta se tornar o segundo time desde 1996, quando foi adotado o sistema de dois torneios na temporada, a erguer os dois troféus. Apenas o León, em 2013/2014 conseguiu tal feito.

O Tigres, do zagueiro Juninho, ex-Coritiba, Botafogo e São Paulo, vai atras do quinto título nacional. Já o Chivas Guadalajara, na fila desde o Torneio Apertura disputado em 2006, vai atrás do 12º troféu de campeão nacional.

O time do departamento de Nuevo León avançou na primeira fase apenas como sétimo colocado, com 25 pontos. Depois disso, a equipe foi impecável, com quatro vitórias nos quatro compromissos disputados nas quartas e semifinais.

Primeiro, o Tigres pegou o Monterrey, vice-líder da etapa inicial, e venceu por 4 a 1, em casa, e por 2 a 0, fora. Depois disso, contra o Tijuana, líder da fase de classificação, foram duas vitórias por 2 a 0.

Já o Chivas, que é comandado pelo técnico argentino Matías Almeyda, avançou como terceiro colocado na etapa de classificação, com 27 pontos. Logo nas quartas, o time fez clássico com o Atlas, perdendo no Estádio Jalisco por 1 a 0, e vencendo a volta pelo mesmo placar, avançando pela melhor campanha na primeira fase.

Na sequência, a equipe de Guadalajara pegou o Toluca, em série que também teve dois resultados iguais, no caso, dois empates em 1 a 1. A classificação veio pelo mesmo critério, que levou em conta o desempenho na disputa inicial da competição.

Para o jogo desta quinta-feira, o Tigres deverá ir a campo com força máxima, incluindo o centroavante francês André-Pierre Gignac, o atacante chileno Eduardo Vargas, ex-Grêmio, além de Juninho, atual capitão da equipe.

No Chivas, Almeyda tem dois problemas, o zagueiro Carlos Salcido, que ostenta da braçadeira do time, e o atacante Ángel Zaldívar, ambos machucados. O primeiro, deverá ser substituído por Miguel Basulto, enquanto o segundo é opção de banco.

Na fase classificatória as duas equipes também se enfrentaram no Estádio Universitario. O Tigres levou a melhor por 3 a 0, com dois gols de Gignac e outro de Jesús Dueñas.