Topo

Comitê Paralímpico Internacional mantém suspensão à Rússia por doping

Philip Craven, presidente do Comitê Paralímpico Internacional - REUTERS/Ricardo Moraes
Philip Craven, presidente do Comitê Paralímpico Internacional Imagem: REUTERS/Ricardo Moraes

22/05/2017 21h00

O Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) anunciou nesta segunda-feira que, apesar dos "progressos e da cooperação" dos órgãos russos contra o doping, vai manter a punição aos atletas do país, que ficam vetados de participar de competições internacionais.

O IPC suspendeu o país europeu em agosto do ano passado, devido às conclusões apresentadas no relatório McLaren. De acordo com a decisão tomada hoje, o Comitê Paralímpico Russo "não conseguiu cumprir as obrigações do Código Antidopagem e o Código Mundial Antidoping".

Philip Craven, presidente do Comitê Paralímpico Internacional, disse nesta segunda-feira que, apesar de estar satisfeito com os progressos realizados, ainda é preciso cumprir uma série de critérios chave, e, por isso, o Comitê Executivo votou unanimemente para manter a punição.

"Por enquanto, há muitos planos bons no papel, mas, agora, precisamos ver tudo em ação, e a entrega de resultados concretos. Acredito fielmente que as ações sempre falam mais do que as palavras", afirmou o dirigente, em entrevista coletiva.

Faltando 291 dias para os Jogos Paralímpicos de Inverno, em Pyeongchang, na Coreia do Sul. Craven lembra que a Rússia "não tem tempo a perder" na resolução de todos os problemas.

O presidente do IPC afirmou que um grupo de trabalho fará atualizações, constantes, mas que vê poucas possibilidades de os atletas do país estarem na próxima edição da competição, que acontecerá no ano que vem.