Topo

Zverev vence Djokovic em Roma e faz história com 1º título de Masters 1000

21/05/2017 14h09

Roma, 21 mai (EFE).- O talentoso alemão Alexander Zverev mudou de patamar neste domingo, deixando o status de promessa para se tornar uma realidade no circuito profissional, ao bater o sérvio Novak Djokovic na final em Roma e conquistar seu primeiro título de Masters 1000.

Zverev, de 20 anos e um mês, venceu por 2 sets a 0, com parciais de 6-4 e 6-3, e se tornou o tenista mais novo a levantar um troféu de Masters desde abril de 2007. Na ocasião, o próprio Djokovic triunfou em Miami com 19 anos e 10 meses.

Para 'Nole', a derrota representou o quarto vice no saibro da capital italiana em oito finais. Ele também perdeu a chance de isolar na liderança de títulos de torneios dessa série e continua com 30 conquistas, mesmo número do espanhol Rafael Nadal.

A partida deste domingo no Foro Itálico representou um duelo de gerações, colocando frente a frente um integrante do chamado "Big Four", que domina o circuito há mais de uma década, e um do grupo que a ATP denomina "Next Gen".

Zverev deu prova de todo seu potencial jogando desde o começo com agressividade. O alemão, 17º colocado do ranking, aproveitou que o número 2 do mundo entrou em quadra com pouca intensidade e obteve uma quebra logo no segundo game, que acabou sendo a única de todo o primeiro set.

O roteiro se repetiu na segunda parcial, com o tenista de 20 abrindo 2-0 sobre o de 29. O jogo ainda terminou com mais uma quebra a favor do jovem atleta, que fechou em 6-3.

Com o título, Zverev entrará para o top 10 nesta segunda-feira pela primeira vez, aparecendo como décimo colocado do ranking. Djokovic continuará como vice-líder, mas daqui a uma semana iniciará a defesa do título de Roland Garros.